Entenda porque a cripto Cardano ainda pode ser uma oportunidade no mercado

Saiba mais sobre a moeda digital que foi criada em 2017 e entenda o que é aconselhado aos investidores do mercado

25/07/2022 17:45
Cardano
Criptomoeda. (foto: Cardano)
A criptomoeda Cardano foi criada em 2017 e se destaca por misturar um pouco de vários projetos no mundo dos criptoativos. Ela tem como objetivo atuar em operações de contratos inteligentes, como o Ethereum, mas também quer atuar como uma criptomoeda, semelhante ao Bitcoin.

A adoção dos contratos inteligentes foi um passo fundamental que fez a Cardano se firmar como uma das maiores criptos do mundo, o que fez dela uma das grandes rivais do Ethereum, que mesmo insistindo em projetos de melhorias, ainda mostra dificuldades de escalabilidade e enfrenta o dilema de suas altas taxas.

Para quem ainda está se aprofundando no universo das criptos, os contratos inteligentes são códigos de computador que se executam automaticamente a partir da liberação de determinadas condições.

No caso da “Alonzo”, última atualização da Cardano, espera-se que os usuários consigam criar e implementar seus próprios contratos na blockchain da plataforma, o que ajudará a criar oportunidades para os aplicativos descentralizados (dApps) e deixando a rede como forte competidora nos setores de Finanças Descentralizadas (DeFi) e tokens não fungíveis (NFTs). Usar um conversor de criptomoeda pode ser de grande ajuda para entender melhor o contexto na hora de comprar ou vender.

Entenda a última atualização da Cardano


A atualização “Alonzo” da Cardano foi realizada em cinco etapas, para ser implementada aos poucos, com a ideia de evitar qualquer tipo de choque na rede e outros problemas pontuais, dando mais tempo para implementar o novo modelo com qualidade superior. As cinco partes da atualização foram batizadas de Blue (Azul), White (Branco), Purple (Roxo), Red (Vermelho) e Black (Preto).

A primeira parte (Blue), aconteceu em maio do ano passado em um formato de teste, onde 50 desenvolvedores acessaram as novas funcionalidades dos contratos inteligentes simples na rede da Cardano.

Depois, em julho do mesmo ano, aconteceu a etapa White, fazendo uso do mesmo formato de teste, mas agora com 500 desenvolvedores. Nessa parte da atualização foram implementados ainda facilitação de benchmarking, funcionalidades-chave, backend de carteiras e dApps demo.

Em seguida com etapa Purple, foram abertas as funcionalidades dos contratos inteligentes para testes públicos por desenvolvedores. Já as fases finais Red e Black, serviram para consertos de bugs e a realização de ajustes finais para concluir a atualização “Alonzo” da Cardano.

As fases da Cardano


Para ficar mais fácil de entender, a rede da Cardano foi desenvolvida em etapas batizadas de “eras”, ou seja, fases de sua trajetória focadas no desenvolvimento de funcionalidades, com o objetivo de ampliar o sistema deixando-o mais eficiente e atrativo.

Ao todo são seis eras, desde o lançamento do token ADA para ser negociado na rede até um conhecido sistema de votação autossuficiente, que passou pela implementação dos contratos inteligentes e escalonamento da rede.

A implementação dos contratos inteligentes foi considerada uma das principais etapas da expansão da Cardano, que segundo especialistas do mercado de criptomoedas, foi o grande teste de potencial da plataforma e criando uma possibilidade real da plataforma enfrentar com igualdade concorrentes como o Ethereum, por exemplo. Ela está listada por investidores experientes com uma das 5 criptomoedas para investir com potencial de crescimento, mesmo em meio a um cenário de estabilidade, o que acontece inclusive com setores conservadores da economia global.

Colapso da TerraUSD


De acordo com alguns analistas, o colapso da TerraUSD (UST) e de sua criptomoeda irmã Terra (LUNA) acabou se tornando vergonhoso para o mercado das criptomoedas.

Segundo Charles Hoskinson, fundador da Cardano, o que realmente aconteceu foi uma validação de uma abordagem lenta para desenvolver uma blockchain. Mesmo com a propensão controversa de Hoskinson e do desenvolvimento prolongado da Cardano, o projeto se encontra entre os maiores do setor de criptomoedas, com a ADA, por exemplo, que é a moeda nativa da rede, somando um valor de mercado de US$ 15,9 bilhões no final de maio, considerado o oitavo maior.

Novidades sobre a Cardano


O Google agora mostra o gráfico das flutuações do Cardano ao pesquisar a criptografia mais importante mecanismo de pesquisas da internet. Outra notícia que circulou sobre a plataforma foi a queda seguida do token da Cardano que lutava para se manter em $0,05 até a conclusão deste artigo. Tudo isso acontece depois de muitas expectativas, lançamento dos contratos inteligentes em 2021 e ainda o aumento considerável no número de carteiras.

Fazendo uma retrospectiva histórica, o preço do ADA Cardano começou a saltar depois de um teste com a mesma área de suporte que precedeu uma alta de 65% em março deste ano. O ADA/USD sofreu uma rejeição de alta, uma vez que seu preço caiu abaixo de US$ 0,75 no dia 24 de fevereiro de 2022.

O que se aconselha aos investidores é que fiquem atentos às movimentações do mercado das criptomoedas para perceber o momento certo para comprar ou vender criptos. O risco faz parte do processo, mas os especialistas recomendam ainda para aqueles que desejam diversificar seus investimentos, que não se deixem intimidar pelo medo de perder, pois as oportunidades também podem surgir a qualquer momento.

MAIS SOBRE NEGÓCIOS