Como encontrar a melhor clínica de transplante capilar do Brasil

A busca por transplante capilar tem aumentado nos últimos anos; confira uma lista de clínicas e das principais dúvidas sobre a calvície

03/06/2022 16:30
Freepik
Brasil tem elevado índice de calvície. (foto: Freepik)
No Brasil, mais de 42 milhões de pessoas sofrem com a queda de cabelo em algum grau, de acordo com estudo realizado pela Sociedade Brasileira do Cabelo. E não são apenas os mais velhos que sofrem com o problema. O número de jovens, entre 20 e 25 anos, que também enfrentam a perda de cabelo, chama atenção. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a calvície atinge metade dos homens com até 50 anos.
 
Diante do elevado índice de atingidos pela calvície no país, a busca por transplante capilar pelos brasileiros tem aumentado consideravelmente. Nos últimos dois anos, em razão da pandemia, alguns fatores contribuíram para isso, como a possibilidade de ficar em casa e passar pelo pós-operatório de forma mais discreta, em que ficam mais visíveis os efeitos da cirurgia. Além disso, durante o home office, com várias reuniões por teleconferência, as pessoas começaram a se olhar muito mais nas telas dos dispositivos eletrônicos e a perceber melhor a queda de cabelo que causa muito incômodo na maioria.
 
Os cabelos estão diretamente associados à autoestima e imagem, sendo uma das questões mais enraizadas na cultura ocidental, principalmente. Por isso, a procura é cada vez maior por transplantes capilares para recuperar os fios e a satisfação consigo mesmo. E diante da demanda crescente no Brasil por esse tratamento, é importante o alerta sobre aventureiros oferecendo procedimentos arriscados e ineficientes. A cirurgia deve ser realizada com especialistas qualificados e confiáveis, para evitar um transplante mal feito e desastroso, repercutindo negativamente não só na aparência, mas no psicológico do paciente.
 
Confira a seguir um ranking das três melhores clínicas de enxerto capilar no país para fazer uma escolha bem feita e garantir um resultado seguro, natural e eficaz.
 

As melhores clínicas de transplante capilar do Brasil

 

1- Capilclinic

 
O grupo Capilclinic de clínicas de transplante capilar é líder em diversos países, como Turquia, Espanha, México e Brasil. Na Capilclinic o procedimento é definido após uma avaliação personalizada, buscando a solução mais adequada ao caso, com compromisso e ética no serviço prestado.
 
A clínica do Brasil está localizada em São Paulo e assim como todas as unidades do grupo, possui instalações modernas e tecnologia avançada para garantir a segurança e satisfação dos clientes com o resultado. 
 
É liderada pelo Dr. Alvaro Tulio Fortes, um profissional renomado em transplante capilar no Brasil e no mundo. O especialista aprimorou por anos sua experiência com a técnica FUE  junto com diversos cirurgiões conceituados, durante a participação em rodadas de cirurgias e cursos “hands on “, em que o cirurgião coloca em prática o método.
 
O diferencial da Capilclinic para oferecer a solução definitiva para a calvície é trabalhar sem limite de folículos nos procedimentos de transplante de cabelo. Os pacotes de recuperação capilar da clínica possuem preços acessíveis comparados ao mercado brasileiro e incluem: diagnóstico preciso, uso das técnicas FUE Saphira ou DHI, tratamentos e medicação pós-operatória e acompanhamento presencial e à distância após a cirurgia.
 

2- Clínica Ruston 

 
Conhecimento técnico, seriedade, competência e excelência nos resultados fazem da Clínica Ruston destaque na realização de transplantes capilares no Brasil. Pelo comprometimento com a discrição e confidencialidade, o atendimento ao paciente é personalizado, sendo feito somente um procedimento ao dia. Desta forma, é garantida a mínima exposição e contatos possíveis com outros clientes.
 
O responsável pela clínica, Dr.Antonio Ruston, é uma das autoridades mundiais em transplante capilar e reconhecido por seu perfeccionismo na busca por resultados naturais com maior volume e densidade possíveis a cada sessão.
 
A Clínica Ruston conta com tecnologia avançada no transplante de unidades foliculares separadas por microscópios de alta potência. Mas muito além do avanço tecnológico vem o senso estético para analisar no momento da implantação. Qual a inclinação ideal do fio em cada área do couro cabeludo, por exemplo, é um dos pontos que devem ser analisados cuidadosamente.
 

3- Dr.Thiago Bianco

 
Membro da ISHRS (International Society of Hair Restoration Surgery), Dr. Thiago Bianco utiliza as mais modernas técnicas da atualidade para a realização de transplantes capilares.A clínica possui uma infraestrutura completa com equipamentos de ponta para resultados mais naturais e eficazes.
 
O centro cirúrgico é utilizado exclusivamente para estes procedimentos, o que reduz consideravelmente os índices de contaminação quando comparado aos centros cirúrgicos dos hospitais tradicionais.
 
Além do transplante capilar com as técnicas FUE e No Shave FUE, a clínica Dr. Thiago Bianco oferece outros tratamentos como transplante de barba e bigode, transplante de sobrancelhas e tricopigmentação capilar.
 

Principais dúvidas sobre calvície e transplante capilar

 

O que causa a calvície?

 
A causa da calvície androgenética, de origem hereditária, é o efeito da enzima 5-α-redutase que reage com o hormônio testosterona, transformando-a em diidrotestosterona (DHT). A ação deste novo hormônio (DHT) atinge o folículo piloso e acelera a queda do fio. A miniaturização progressiva dos fios que decorre desse fenômeno transforma os fios grossos em fios finos e cada vez mais curtos.
 
Durante essa fase ainda podem ser verificadas a mesma quantidade de raízes ativas, porém estas geram fios cada vez menores e mais enfraquecidos. Por essa razão, o couro cabeludo fica visível e os portadores da calvície percebem nesse momento que estão com menos cabelos. O paciente observa a diminuição progressiva, sobretudo na região frontal, chamada geralmente de entrada. Depois das entradas, a calvície atinge o topo da cabeça, formando um círculo sem cabelos. Quando a calvície avança, afeta toda a área superior da cabeça, ficando apenas um pouco de cabelo nas laterais e na parte de trás.
 

A calvície tem cura?

 
A calvície não tem cura, mas tem tratamento. O transplante capilar é o único procedimento definitivo para solucionar o problema. Pode ser utilizado para tratar a calvície masculina e feminina, além de falhas nas sobrancelhas, barba, bigode e outras áreas do corpo.
 
As técnicas de transplante capilar são utilizadas na maioria dos casos para finalidade estética, mas podem ser usadas também para reparação de danos no couro cabeludo decorrentes de acidentes, traumas ou queimaduras.
 

Quais as principais técnicas de transplante capilar?

 
As técnicas mais utilizadas no transplante capilar são a FUT e FUE. São dois métodos que se diferem na forma como as Unidades Foliculares são coletadas. A opção entre um ou outro depende de cada caso, de acordo com as características (anatomia, grau de calvície, tipo de cabelo, entre outras) e com os objetivos de cada paciente.
 
 A FUT (Transplante de Unidades Foliculares), é a técnica mais clássica de transplante  de cabelo e consiste na retirada das unidades foliculares através de um corte linear na área doadora. Essa amostra é levada para microscópios de alta potência para serem lapidadas por uma equipe especializada e, posteriormente, transplantadas nas áreas calvas. Os fios transplantados caem em torno de 15 a 20 dias, mas a raiz interna permanece intacta e o ciclo de crescimento do cabelo é restaurado. A qualidade dessa técnica está diretamente relacionada à competência do cirurgião e à espessura e densidade dos fios.
 
A FUE, Extração de Unidades Foliculares, é a técnica de extração unitária das unidades foliculares da área doadora, sem a retirada de faixa e sem a existência de cicatriz. Com essa técnica, os folículos são removidos do couro cabeludo um por um e normalmente possuem 8mm de tamanho. A extração é feita por equipamentos motorizados que possuem uma ponta giratória. É indicada para pacientes que raspam os cabelos ou adotam bem curtos, ou para quem já realizou outros procedimentos prévios e não possui tanta elasticidade no couro cabeludo. Também pode ser recomendada para um quadro inicial de calvície, em que não há necessidade de se transplantar muitos fios.
 
Existe ainda a técnica híbrida, que consiste na junção dos métodos FUT e FUE para resultados ainda mais precisos no procedimento. No método híbrido é extraída uma faixa de couro cabeludo da área posterior da cabeça para retirada das unidades foliculares e, feitas as suturas, são colhidos, um a um. Ainda que seja mais invasiva, a técnica híbrida permite o transplante de mais folículos em uma só sessão, o que garante maior eficácia no resultado final pela melhor cobertura das áreas afetadas pela calvície. Por causa disso, esse procedimento é uma opção para casos mais avançados de alopecia androgenética. 
 

O transplante capilar realmente funciona?

 
Com certeza, desde que seja realizada por um profissional especialista e experiente no procedimento. Transplantes capilares são realizados há mais de 50 anos, com a transferência de fios da área doadora para a área calva, receptora. Os fios transplantados lá estão em quem se submeteu à cirurgia anos atrás. A diferença é que hoje, com o avanço tecnológico, os resultados são extremamente naturais comparados aos transplantes de décadas passadas.  
 

A cirurgia é dolorosa?

 
O paciente pode sentir algum incômodo na etapa da anestesia, mas a maioria relata não sentir nada durante todo o procedimento. Pode ocorrer algum desconforto no pós-cirúrgico, em que o médico prescreverá analgésicos a fim de evitar qualquer dor.

 
Em quanto tempo o cabelo cresce?

 
Os fios transplantados caem naturalmente após três semanas da cirurgia, mas as raízes permanecem dentro do couro cabeludo e inicia a formação de novos fios perceptíveis entre três e quatro meses. O cabelo cresce aproximadamente 1 cm por mês, sendo que o resultado final do procedimento ocorre depois de 12 meses, quando os folículos capilares estabilizam o crescimento na área receptora.

MAIS SOBRE NEGÓCIOS