O que fazer em Ilhabela durante o final de semana; veja 10 dicas

Natureza, cultura e badalação são o que não faltam em Ilhabela; confira as melhores atividades para aproveitar sua viagem ao máximo

24/05/2022 16:17
Tweenty20
Ilhabela é um paraíso em meio à Mata Atlântica. (foto: Tweenty20)
Localizada no eixo São Paulo – Rio, a 210 quilômetros da capital paulista, Ilhabela é um paraíso cercado por exuberante beleza natural com paisagens paradisíacas em meio à Mata Atlântica. Mas o arquipélago – nada menos que a maior ilha oceânica do Brasil – não é só natureza. Cultura e badalação também fazem parte do seu roteiro, que não deixa o turista ficar parado.

Se está de malas prontas para viajar para Ilhabela no final de semana e ainda não sabe o que fazer nesse paraíso, não perca tempo pesquisando. Confira nossa seleção de 10 atividades imperdíveis para tirar o máximo proveito na sua visita à ilha.

Banho de mar na Praia do Curral


O que não falta em Ilhabela são praias para todo tipo de viajante. O arquipélago possui mais de 40 praias distribuídas por 130 km de costa, e se bem é difícil de acreditar, elas são bem diferentes umas das outras.  

Se estiver com pouco tempo e não puder ver mais, a praia que não pode ficar fora do seu roteiro é certamente a Praia do Curral, que oferece boa infraestrutura (restaurantes, quiosques, diversas opções de pousada em ilhabela e atividades esportivas) e o melhor pôr do sol da ilha. Só tenha em mente que é uma das praias mais visitadas pelos turistas, e, portanto, costuma ficar bastante lotada.

Trilha ecológica para as cachoeiras


Para quem gosta de se aventurar pela natureza, Ilhabela tem opções de cachoeiras para todos os gostos e níveis de dificuldade. Uma das mais conhecidas são as cachoeiras da trilha de água branca, que pode ser feita sem a necessidade de um guia.  

O passeio, que inicia na entrada do Parque Estadual de Ilhabela, proporciona a oportunidade de observar e fotografar a fauna e a flora local e, claro, dar um incrível mergulho de cachoeiras. Só não esqueça de levar bom calçado para evitar acidentes ao andar nas pedras, que são muito escorregadias. 

Passeio de bicicleta pela orla


Com mais de 80% da sua área natural preservada pelo Parque Estadual de Ilhabela, pedalar em Ilhabela vai de acordo com o estilo de vida do arquipélago. Aliás, o município possui mais de 8km de extensão de ciclovias à beira-mar, e lá também acontece o XTERRA, o maior festival off-road do planeta, com provas de MTB (Mountain Bike) que enchem a ilha de atletas.

Pensando nisso, não há nada melhor do que alugar uma bike (tem opções motorizadas bem econômicas!) e dar um passeio pela orla de ponta a ponta. Certamente não irá se arrepender.

Aluguel de caiaque


O mar calmo de Ilhabela é ideal para a prática de caiaque ou canoagem, uma atividade esportiva, porém bem relaxada, para a qual não é preciso ser um atleta para começar. A maioria das praias da ilha contam com barracas para aluguel de embarcação por horas, além dos principais equipamentos necessários (colete salva-vidas e capacete, entre outros).

Vale ressaltar que as praias mais recomendadas para a atividade são a Praia do Curral, do Julião, do Perequê e a Grande.

Passeio de Superboat


Navegar na imensidão do mar, sentir a brisa e olhar a cidade de longe é sempre uma ótima escolha. Pensando nisso, um dos passeios mais famosos de Ilhabela é a aventura rumo às paradisíacas praias de Bonete e Castelhanos, que é feita de Super Boat, para poder conhecer outras praias no caminho. 

O Super Boat é uma embarcação rápida e segura, com assentos individuais para maior conforto. Existem várias agências na ilha que oferecem o serviço. É só programar e viajar. Só não esqueça o protetor solar e o repelente, já que a presença dos borrachudos é certa.

Saída noturna


Além da natureza exuberante, o que não falta em Ilhabela são opções do que fazer à noite. A cidade convida para um jantar relaxado ou um happy hour para apreciar o pôr do sol, mas para quem procura algo mais agitado, também existem bares e casas noturnas com música ao vivo e bons drinks para encerrar o dia com muita diversão.

Mergulho recreativo


Uma das vantagens de fazer mergulho em Ilhabela é que é possível conhecer o paraíso subaquático sem perder o dia todo na atividade. Os passeios, que podem ser feitos por qualquer pessoa saudável e acima de 10 anos, não duram mais de 3 ou 4 horas, ficando em média uns 50 minutos embaixo d’água. 

Várias empresas oferecem mergulho, mesmo para aqueles iniciantes que não possuem certificado e apenas querem conhecer as belezas do fundo do mar. Os lugares mais recomendáveis para a prática são a Praia das Pedras Miúdas e a Ilha das Cabras, onde é possível nadar em meio aos peixinhos. 

Passeio de Jeep


O passeio a bordo de um veículo 4x4 pelo Parque Estadual de Ilhabela, em meio à Mata Atlântica, é uma experiência inesquecível. A travessia, que dura aproximadamente uma hora e percorre uns 22 km, passa por diversos pontos atrativos de natureza intocada, incluindo a Represa da Cachoeira da Água Branca, o Morro do Sabão e a Cachoeira do Chuveirinho. Um espetáculo imperdível para aqueles com espírito aventureiro. 

Trilha do Pico do Baepi


Com 1.048 m de altitude, o Pico do Baepi não é o mais alto, mas sim o mais famoso de Ilhabela. O passeio até o cume é uma boa pedida só para quem está em bom estado de saúde e adora montanhismo, pois leva aproximadamente umas 4 horas de subida, sem paradas de descanso nem pontos de água (é fundamental levar o que quiser consumir!).

O ponto mais alto da trilha possui uma vista panorâmica na qual é possível avistar a Serra do Mar, o canal de São Sebastião e o Arquipélago de Alcatrazes, entre outras maravilhas. Tudo rodeado pelo verde exuberante da Mata Atlântica e por diversas espécies de fauna e flora próprias da região.

Visita ao Centro Histórico


Seja em família, com amigos, ou a dois, o Centro Histórico de Ilhabela não pode ficar no roteiro de quem visita a ilha. Com charmosas lojas de artesanato local, igrejas antigas, prédios históricos e opções gastronômicas de todo tipo, a Vila – como é conhecida pelos moradores – é perfeita para um passeio relaxado quando não se está na praia (ideal para dias de chuva!). 

MAIS SOBRE NEGÓCIOS