60% dos consumidores pretendem fazer compras na Black Friday

A Black Friday é tendência em mais um ano! Em 2021 a maioria dos consumidores está pensando em comprar roupas

09/11/2021 15:01
Pexels
(foto: Pexels)

 
A cada ano que passa, a Black Friday conquista mais adeptos e 2021 tende a seguir isso. De acordo com este  levantamento encomendado pelo Google , 64% dos brasileiros desejam fazer compras nesta data, que já se tornou uma das principais do comércio. 

O estudo identificou ainda quais são os perfis dos compradores . Cerca de 44% é mais cauteloso, ou seja, caso não veja motivos para comprar, dificilmente irá fazê-lo. Já os outros 56% do público estão mais conectados com as promoções. Para as pessoas desse perfil, a Black Friday é uma ótima oportunidade de compra, tanto que 84% estão se planejando para adquirir produtos durante o evento. 

Ainda que não seja uma unanimidade, a Black Friday tem despertado interesse dos brasileiros . Além de estar próxima das festas de final de ano - época caracterizada pela troca de presentes - a data chega em um momento que o país enfrenta uma grande inflação. Itens básicos do dia a dia, como combustível e alimentos, subiram muito de preço nos últimos meses, fazendo com que os compradores deixassem para depois outras compras. 

Esses são os motivos que explicam as intenções de compra dos consumidores. Das pessoas que pretendem fazer compras na Black Friday, 62% quer adquirir roupas, 40% está em busca de celulares e 38% tende a optar por livros e artigos de papelaria. Seja para o próprio consumo ou para presentear, a dica é repleta de oportunidades, mas exige cuidados especiais !

Atenção na Black Friday possibilita boas compras 


Como a Black Friday é sinônimo de promoções e preços baixos, é comum que os consumidores se enganem e caiam em golpes durante o período. Atraídos pelas promessas de descontos, muitos compram em sites que não existem e, consequentemente, não recebem os produtos. 

Além de pagar por algo que não recebe, o consumidor ainda se expõe por colocar dados confidenciais , como número de cartão, em endereços não confiáveis. Por isso, todo cuidado é pouco ao comprar na internet, até mesmo em uma data tão popular quanto a Black Friday. 

Na hora de comprar, o ideal é consultar as promoções apenas nos sites oficiais das empresas ou em plataformas especializadas na divulgação de ofertas. Esse é o caso do  Porta Folhetos , onde o público encontra os encartes e revistas eletrônicas de lojas como Casas Bahia, Natura, Magazine Luiza, Pernambucanas e muito mais. 

Outro cuidado especial é com o click em links que não conhece. Na tentativa de colher dados dos usuários, muitos golpistas divulgam links maliciosos que passam a circular pelas redes sociais com “descontos imperdíveis”. Ao navegar por esses endereços, os consumidores podem ter as informações capturadas e, consequentemente, problemas para resolver depois, caso elas sejam usadas, para efetuar compras por exemplo.

Quando o assunto é Black Friday, também é comum não ter confiança com relação ao desconto. A loja que anuncia 50% de economia, por exemplo, estava realmente cobrando o dobro antes? Para não ser enganado por uma ilusão de preços, vale a pena consultar os valores dias antes da data comercial. Dessa forma, é possível ter uma ideia de quanto o produto costuma custar e depois comparar com o preço que está na oferta. 

O Procon auxilia nesse sentido. O órgão de proteção ao consumidor divulgou esta lista de lojas que devem ser evitadas por conta de reclamações dos clientes. 

Como se percebe, embora os golpistas estejam de olho na Black Friday, há mecanismos e até ferramentas para evitar fraudes no período. Comprar em lojas que conhece, não clicar em sites desconhecidos e desconfiar dos preços estão entre as medidas para aproveitar melhor a data comercial.

MAIS SOBRE NEGÓCIOS