Entenda a diferença entre VPS, servidor dedicado e hospedagem compartilhada

VPS é a sigla em inglês de Virtual Server Private, que em português significa Servidor Privado Virtual, ou seja, ele hospeda apenas os sites de um cliente

08/11/2021 16:13
Divulgação
(foto: Divulgação)

 
Fazendo uma analogia ao mundo real, seria como ter um apartamento, dentro de um prédio. Embora possam morar muitas pessoas em um prédio, cada apartamento tem uma chave e um proprietário.
Nesse caso, o servidor físico seria o prédio. Nele, pode haver algumas ou várias VPSs, que seriam correspondentes aos apartamentos.
 
Em matéria de segurança, pode-se entender que: se um apartamento passa por uma reforma ou é assaltado, por exemplo, nada ocorre com os outros apartamentos do prédio.
 
Na  VPS  as coisas funcionam exatamente assim: ainda que um site seja atacado ou esteja com problemas, os outros sites hospedados no servidor estão protegidos dentro de seus apartamentos.
 
Apesar disso, caso haja um problema na estrutura do prédio, todos os apartamentos serão afetados. Exatamente como ocorre em casos de problemas no servidor e é justamente por isso que é necessário contar com empresas sérias, que ofereçam servidores confiáveis, como os prédios em que as pessoas escolhem comprar seus apartamentos.
 
São as empresas que fornecem a manutenção desses servidores, como a Bh Servers, que cuidam do back-end, gerenciando os servidores físicos e garantem velocidade, uptime e estabilidade. Basicamente, são como as administradoras de condomínio, que estão ali para auxiliar na solução de problemas relacionados ao prédio.
 

Como funciona hospedagem compartilhada

 
Por último, mas não menos importante, cabe explicar como funciona uma hospedagem compartilhada e no mundo digital, ela não é muito diferente do que no mundo real.
 
Quem não tem capital o bastante para morar sozinho, pode optar por dividir uma casa ou apartamento com outras pessoas, como é o caso das repúblicas estudantis, por exemplo.
 
Nesse cenário, várias pessoas compartilham a mesma casa e dividem a mesma sala, cozinha, banheiro e, em muitos casos, até o mesmo quarto.
 
A hospedagem compartilhada funciona da mesma forma, ou seja, são vários sites que residem no mesmo servidor, mas diferentemente da VPS, que seria como um apartamento para cada cliente, nessa modelagem, todos vivem no mesmo apartamento, dividindo o mesmo espaço.
 
Assim como em uma república, a segurança e a privacidade são reduzidas em troca de um preço menor do que morar sozinho, a hospedagem compartilhada também custa mais barato do que as outras opções.
 
O problema, nesse caso, é que se uma pessoa, dentro da república, estiver tomando banho, as outras terão que esperar. No servidor compartilhado não é diferente, ou seja, os recursos são divididos, o que pode fazer com que os processos sejam mais lentos do que seriam em um apartamento onde todos os recursos estão à sua disposição o tempo todo.
 
Além disso, como o apartamento já está cheio, podem caber menos visitas e, se, porventura, alguém fizer uma bobagem muito séria dentro do apartamento, muitos dos que moram lá podem ser prejudicados. No servidor compartilhado, não é muito diferente.
 
Claro que essas explicações não são tão técnicas quanto um profissional da área poderia esperar, mas o objetivo é fazer com que cada pessoa que nunca conseguiu compreender a forma ideal de escolher um servidor possa entender, de forma simples, como funcionam as questões de segurança e precificação de cada tipo de hospedagem disponível atualmente.
 
Se esse conteúdo foi útil para você, compartilhe e comente nas suas redes sociais!
 
Redação: Bruna Bozano. 

MAIS SOBRE NEGÓCIOS