Saiba quais são as modalidades de empréstimos mais vantajosas

Está na dúvida sobre contratar um empréstimo? Entenda quais são as modalidades mais vantajosas hoje do mercado!

29/09/2021 11:19
Freepik
(foto: Freepik)

Fazer um empréstimo exige um bom planejamento e muita pesquisa. Afinal, um empréstimo mal escolhido pode se tornar mais uma dívida e depois virar uma bola de neve maior ainda, não é mesmo?   

No Brasil, as modalidades de linha de crédito costumam variar bastante de acordo com seus juros e prazo para pagamento, como o que acontece no  empréstimo com garantia de imóvel  e no empréstimo pessoal, por exemplo. Por isso, saber qual opção pode trazer mais benefícios ao seu bolso, pode fazer toda a diferença. Leia o conteúdo até o final e confira!

O cenário atual


Apesar do cenário do nosso país ser desfavorável hoje para a contratação de empréstimos, existem outras alternativas que podem ser tomadas para contornar a situação. Além das instituições financeiras, diversas empresas de tecnologia têm atuado como plataformas digitais para facilitar o processo e o acesso à concessão de crédito online. São chamadas fintechs e costumam estar em parceria com outras instituições financeiras. 

Essa modalidade de solicitação de empréstimo online faz com que os processos de análise de crédito sejam mais ágeis, permitindo assim uma maior comodidade para quem precisa de um empréstimo e não pode esperar. 

Também viabilizam as ofertas com taxas de juros mais baixas, de acordo com o perfil do consumidor, do que seriam se o cliente pedisse um empréstimo em uma empresa bancária tradicional e física. Deste modo, adicionando novas soluções de tecnologia no mercado financeiro, as fintechs representam uma importante oportunidade para a retomada do crescimento na economia brasileira.

Por conta da retração da solicitação de crédito tradicional, as modalidades de empréstimo online têm ganhado relevância no país, fazendo com o que aumente o número de clientes aderindo a essa categoria de serviço.

Como ter seu empréstimo online aprovado?


Assim como as instituições financeiras tradicionais, as fintechs possuem certas exigências quando se faz um empréstimo. Não são tão burocráticas e rígidas quanto às empresas bancárias tradicionais, mas ainda é preciso atenção e cuidado na hora de solicitar uma linha de crédito online. 

1 - Verifique a situação do CPF


Poucas plataformas digitais financeiras possuem a linha de crédito para negativados, de modo que é preciso verificar se o cliente possui alguma restrição nos órgãos de proteção ao crédito. Ter restrições ligadas ao CPF podem ocasionar a recusa da solicitação de empréstimo.

2 - Informe os dados corretamente


Na hora de fazer um empréstimo, serão pedidos alguns dados do solicitante, da mesma forma que aconteceria caso fizesse o empréstimo em uma instituição financeira tradicional ou física. Contudo, é preciso ficar atento para não preencher informações que não sejam verdadeiras durante a solicitação. 

Em geral, é fácil verificar se as informações pedidas são consistentes para o pedido de empréstimo. Dados preenchidos incorretamente dificultam a aprovação da proposta, uma vez que serão confirmados e verificados pela empresa bancária, seja digital ou não.

3 - Escolha a modalidade de empréstimo ideal


Existem as mais diversas modalidades de empréstimo no mercado. Cada uma possui uma finalidade, assim como o custo de taxas de juros e outros encargos envolvidos. É importante analisar todos os tipos de empréstimo e escolher o ideal para o perfil e o orçamento do cliente.

As modalidades de linha de crédito se dividem em: empréstimo consignado, empréstimo com garantia de imóvel, empréstimo com garantia de veículos, empréstimo pessoal sem garantia, cheque especial, rotativo do cartão de crédito e empréstimo para negativados.

4 - Planeje-se para saldar as dívidas e contas


Fazer um empréstimo pode ser tanto uma solução quanto uma maldição. Para que não venha a ser o segundo, é preciso que o cliente entenda sua capacidade financeira atual e saiba o nível de endividamento com base em sua renda e outros compromissos financeiros.

Quanto mais dívidas o consumidor possuir, menos chances ele tem de conseguir obter o empréstimo ou, caso consiga, as taxas de juros serão mais altas. Por isso é preciso planejar e criar uma estratégia inteligente para usar o capital emprestado no pagamento de dívidas e contas.

Isso acontece porque as taxas de juros feitas com o cartão de crédito ou pelo o uso do cheque especial geralmente são muito mais altas do que um empréstimo com garantia online, por exemplo. Tente trocar todas as dívidas por uma única - a do empréstimo, lembrando que só vale a pena quando essa única  dívida tiver taxas mais baixas do que as anteriores.

5 - Confira a reputação da financeira


Solicitar um empréstimo online traz mais facilidade e agilidade no processo. Contudo, é importante escolher bem a plataforma digital financeira em que isso será feito, pois os golpes são mais fáceis de serem aplicados. 

Faça contato com a empresa, pesquise sobre ela e saiba o que os outros consumidores dizem a seu respeito. Verifique se a empresa está na lista das autorizadas pelo Banco Central para realizar um empréstimo. Caso não esteja, procure outra.

MAIS SOBRE NEGÓCIOS