Saiba o que é e quais são as áreas de atuação de uma consultoria financeira

As consultorias financeiras têm papel principal de organizar as entradas e saídas das finanças, além de ajudar as empresas nas tomadas de decisões

24/09/2021 17:21
Divulgação
(foto: Divulgação)

A consultoria financeira pode ser definida como a organização, bem como a avaliação de finanças. Dessa forma, esse serviço oferece diversas soluções relativas ao tema, como é a premissa de algumas empresas, como a Financial Move.
 
Segundo o site da HB Marketing: “A consultoria financeira tem o encargo de definir estratégias que auxiliam na tomada de decisões”. Dito isso, vamos conferir a seguir as informações mais relevantes sobre o tema.
 

Atributos de uma consultoria financeira

 
Ao analisar os serviços de uma consultoria financeira, vemos que o seu principal atributo é organizar as entradas e saídas das finanças, além de ajudar a tomar decisões.
 
O serviço de consultoria financeira realiza uma avaliação do cenário financeiro que o cliente se encontra, buscando as melhores opções a fim de atingir os seus objetivos.
 
Ao procurar por uma consultoria financeira, como a Financial Move, você pode encontrar vários profissionais prontos para analisar suas estratégias. Geralmente, quem busca por consultoria financeira deseja investir, e isso será avaliado com base no seu orçamento disponível.
 
No entanto, esse não é o único motivo que impulsiona a busca por uma consultoria financeira e por isso é necessário analisar a área de atuação dessa plataforma ou profissional que presta consultoria.
 
Destaque-se somente que antes de optar por determinada consultoria financeira, é de suma importância escolher um profissional ou plataforma que esteja alinhada com os seus interesses.
 

Quais áreas a consultoria financeira pode atuar?

 
Agora que você já entendeu do que se trata uma consultoria financeira, é hora de saber em quais áreas ela pode atuar. É possível dividir essa atuação em três grandes áreas: pessoal ou familiar, empresarial ou de investimentos. Vamos explorar a seguir como cada uma delas funciona.
 

Consultoria financeira familiar ou pessoal

 
A consultoria financeira no âmbito pessoal ou familiar envolve uma avaliação de como os indivíduos podem melhorar a sua administração do dinheiro. Essa ação tem como objetivo melhorar o seu percurso rumo aos objetivos.
 
Nessa consultoria é comum que outras áreas da sua vida sejam analisadas, tais como o planejamento de rendas e gestão de ativos, por exemplo.
 
Isso porque o profissional que está prestando esse serviço deve entender como está a sua vida financeira. Com o planejamento de renda, você receberá algumas estratégias de como aplicar o seu dinheiro, a fim de alcançar determinados objetivos financeiros.
 
Também é comum ver que essa consultoria questiona a gestão de ativos do cliente, bem como os investimentos realizados. A estratégia aplicada nessa área depende diretamente dos objetivos, se a longo, curto ou médio prazo.
 
Outro ponto importante nessa consultoria é que há o planejamento de aposentadoria e sucessório. Quase todas as nossas ações hoje em dia podem afetar a aposentadoria no futuro. Logo, a consultoria vai definir qual o capital necessário para ter renda no futuro.
 
Já o planejamento sucessório dispõe sobre como os bens serão sucedidos, isto é, quem administra o seu patrimônio após a morte.
 

Consultoria financeira empresarial

 
Já na consultoria empresarial, vemos que o cenário atual da empresa é analisado de maneira imparcial, destacando os pontos positivos e negativos. Essa consultoria identifica quais as melhores estratégias para fortalecer essa empresa.
 
A primeira ação dessa consultoria é fazer um diagnóstico sobre a situação e os objetivos da empresa. Assim, é apresentado um plano de ação, a fim de atingir as metas estabelecidas. Esse plano também envolve também as variáveis, que podem ajudar a tomar decisões no futuro.
 
O segundo passo é o que chamamos de Valuation, que é quando a avaliação da empresa estima o valor real ou o mais aproximado possível. Em resumo, esse momento consiste na avaliação de quanto a empresa vale, caso chegue ao ponto de vender.
 
Feito isso, a consultoria analisará alguns pontos, como o retorno do investimento (ROI), através do levantamento de alguns dados, payback e até mesmo a taxa interna de retorno.
 
Segundo os especialistas da Financial Move, “dependendo do cenário que a empresa se encontre, pode ocorrer a reestruturação, e a devida gestão de recursos financeiros. A primeira ação reduzirá a carga de tarefas que os gestores acumulam e a segunda visa algumas opções para investimento, gerindo esses recursos”.
 

Consultoria de investimentos

 
A consultoria de investimentos, como o nome nos propõe, busca as melhores opções para investir, tornando o patrimônio do cliente mais rentável. Ademais, essa consultoria presta um serviço de monitoria constante, tanto das tendências recentes como do cenário macroeconômico.
 
A consultoria de investimentos também é responsável pelo acompanhamento diário das aplicações de quem contratou. Com esse serviço será possível reduzir os custos e tributos, a fim de melhorar a rentabilidade.
 
É comum que quem realiza esses trabalhos sejam os wealth managements (gestão de patrimônio). Essas pessoas prestam o serviço de administrar, da melhor forma, o patrimônios dos seus clientes.
 
Com a gestão ativa, a carteira dos clientes pode equilibrar-se constantemente, o que resulta em uma relação tranquila entre o retorno e o risco. Tudo isso é feito a partir de movimentos táticos e estratégicos.
 

Conclusão

 
A consultoria financeira é uma forma de controlar e administrar as finanças pessoais ou empresariais, dependendo do cenário. Ao escolher a área da consultoria que melhor combina com a sua necessidade no momento, será mais fácil obter o sucesso que tanto deseja. 

MAIS SOBRE NEGÓCIOS