Turismo no exterior: vai ser possível viajar à Europa em agosto?

Saiba quais as possibilidades de viajar à Europa em agosto, que países estão reabrindo para turistas brasileiros e quais os principais requisitos de entrada

18/08/2021 13:51
Freepik
(foto: Freepik)

 
Vários países europeus fazem parte da lista de destinos mais desejados dos brasileiros e muitos desses lugares estão reabrindo suas fronteiras para o turismo. Mas será que os nossos turistas poderão viajar à Europa em agosto para aproveitar a temporada de verão no hemisfério norte?
 
Os brasileiros são isentos de visto em viagens turísticas para a maioria desses países. Contudo, as atuais restrições à entrada de estrangeiros levam em conta a área de onde o viajante está vindo e se referem a uma classificação por cores com base no risco de transmissão da Covid-19.
 
Como a União Europeia e as autoridades sanitárias de diversas nações europeias revisam regularmente as regras para combate à pandemia dessa doença, é possível haver um recuo nas proibições de viajantes vindos do Brasil (clique neste link para ficar por dentro das atualizações), que está entre as áreas vermelhas, classificadas como de alto risco.
 
O cenário atual ainda inspira cautela quanto às viagens não-essenciais provenientes do nosso país, com pouca probabilidade de um relaxamento das medidas vigentes em vários países antes do final do verão europeu. O mais recomendável é programar agora, mas deixar para fazer um roteiro de viagem pela Europa no ano que vem — lembrando que a partir de 2022 será necessário obter uma autorização de viagem no ETIAS.  
 
Este artigo aborda as reais possibilidades de entrar no continente europeu a partir do Brasil e quais os requisitos para isso, além de fornecer informações básicas sobre o ETIAS para quem prefere visitar os destinos mais desejados da Europa em 2022. 

Países que já aceitam turistas do Brasil e requisitos de entrada


Segundo informações dos sites Re-open EU, com dados oficiais da União Europeia, e da plataforma de buscas de viagem Kayak, os turistas vindos do Brasil podem entrar em alguns países da Europa desde que cumprindo com as condições estabelecidas pelas autoridades locais:
 
  • Albânia (sem restrições) e outros países do leste europeu com requisitos como os listados abaixo
  • Uzbequistão (sem restrições) e outros países nos arredores da Rússia
  • Suíça, que aceita sem restrições os visitantes com certificados de vacinação completa e os não-vacinados que cumpram com os requisitos de quarentena
 
Atualizações: No dia 17 de julho, as autoridades da França anunciaram que será liberada a entrada de turistas estrangeiros totalmente imunizados contra Covid-19 com vacinas aprovadas pela EMA (Agência Europeia de Medicamentos).
 
E a lista ainda deve aumentar com a adesão de países como Dinamarca, Croácia e Estônia, que agora só aceitam a entrada de pessoas provenientes do Brasil em casos de viagens essenciais ou que se encaixem em suas listas de exclusões. 
 
Para consultar a situação no destino desejado antes de viajar à Europa, verifique o mapa disponível no site da IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo).

Principais requisitos para viajar à Europa partindo do Brasil 


A maioria dos países que permitem a entrada de pessoas vindas do Brasil estabelece as próprias condições, que costumam incluir um ou mais dos requisitos abaixo:
 
  • Certificado de vacinação concluída há pelo menos 14 dias antes da data de chegada e com um imunizante aprovado pela Agência Europeia de Medicamentos — que ainda não inclui a Coronavac — com exceções para menores de idade.
  • Comprovante de teste de Covid feito, no máximo, 72 horas antes da chegada e com resultado negativo. Em alguns casos, também são aceitos testes com resultado positivo obtido há não mais do que 180 dias para provar que a pessoa teve Covid e se recuperou.
  • Quarentena obrigatória com auto isolamento de 10 a 14 dias.
  • Preenchimento de formulários exigidos pelo país de destino, que funcionam como declarações de saúde e/ou autorizações para localização do viajante.
  • Requisitos diferenciados, como no caso da Ucrânia que exige a aquisição de apólice de seguro com registro no país e cobertura válida durante a estadia prevista.
 
No retorno ao Brasil: há exigência de apresentar o resultado negativo de um teste PCR realizado em até 72 horas antes do embarque.

ETIAS, o novo requisito de entrada na Europa a partir de 2022


Para quem prefere aguardar o maior relaxamento de restrições de entrada na Europa e/ou montar um roteiro para visitar vários países europeus em uma mesma viagem, é importante levar em conta a implementação do ETIAS (prevista para até o final de 2022).
 
Quando o Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (ETIAS) estiver em vigor, quem tem passaporte do Brasil deverá preencher um formulário e pagar uma taxa nesse sistema com antecedência, para se candidatar a uma autorização de viagem com isenção de visto. 
 
O processo é totalmente online, com a resposta enviada por e-mail em pouco tempo e ficando vinculada eletronicamente ao passaporte registrado. 
 
A autorização ETIAS dá direito a entrar e se locomover pelos 26 países europeus que fazem parte do Espaço Schengen sem passar por controles rígidos em suas fronteiras internas e tornando possível ficar até 90 dias nesse território — o que torna bem mais tranquilo viajar à Europa.

MAIS SOBRE NEGÓCIOS