Universidades brasileiras que integram rankings internacionais de qualidade

Veja quais são as três universidades públicas brasileiras que se encontram no ranking de melhores do mundo e prestam um trabalho essencial para a sociedade

13/08/2021 14:37
É comum ouvir o dito popular de que os anos de universidade são os melhores anos de sua vida. De fato, é uma frase real quando se toma um momento para a analisar: nesta fase é comum conhecer várias pessoas, ter várias possibilidades, disposição para festas e todo um futuro pela frente.

Contudo, nem tudo na vida são apenas prós ou apenas seu lado positivo e no lado da universidade isso não poderia ser diferente.

Os alunos da graduação devem se preocupar com prazos para entregas de projetos, estudar para diversas provas e até se preocupar em como fazer uma conclusão de trabalho acadêmico.

Ainda, é difícil depender e lidar com as burocracias do aparato público para se contar com bolsas de auxílio, fomento e respeito dentro da sociedade como um todo.

Logo, é possível perceber que os anos na universidade podem sim ser os melhores de sua vida, mas nem tanto. Porém, hoje estamos aqui para exaltar algumas universidades públicas brasileiras que atualmente se encontram no ranking de melhores do mundo e prestam um trabalho essencial para a sociedade.
 

USP - Universidade de São Paulo

 
Marcos Santos/USP Imagens
Prédio da Administração Central (foto: Marcos Santos/USP Imagens)
 
 
A primeira universidade que falaremos e também a melhor colocada brasileira em rankings internacionais é a USP, ou a Universidade de São Paulo.

Mas primeiramente, é essencial frisar que para poder ingressar em qualquer uma das universidades que serão citadas é necessário ter êxito no vestibular.

Ainda, a chave para obter sucesso no vestibular é o preparo, a leitura e o bom desempenho na redação e na prova de forma geral.

No caso da USP, o vestibular que garante acesso à universidade é a prova da FUVEST. Ou seja, para conseguir ingressar na USP é necessário obter a nota mínima na prova exigida para o curso de interesse.

A Universidade de São Paulo é considerada uma das quatro grandes universidades de São Paulo, junto de nomes como a UNICAMP e a UNESP.

Sua origem data do início do século XX com a união de diversas faculdades, como a FFCL, a POLI e a ESALQ.

Ainda, atualmente a USP é uma das universidades brasileiras mais respeitadas no exterior e conta com parcerias com outras universidades e laboratórios de diversos países. A USP também é responsável por grande parte da produção científica nacional.
 

UNESP - Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’

 
UNESP/REPRODUÇÃO
FFC - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS (foto: UNESP/REPRODUÇÃO)
 
 
A Universidade Estadual Paulista, a UNESP é uma das mais jovens universidades brasileiras com maior expressão e renome internacional de todo o país.

Diferentemente da USP, a origem da UNESP data do ano de 1976, sendo a mais jovem das universidades que integram o grupo das quatro grandes de São Paulo.

A UNESP, assim como a USP, possui inúmeras parcerias com laboratórios ao redor do mundo e é responsável também por grande parte da produção científica em nível nacional.

Esta universidade se originou através da incorporação de diversas faculdades e institutos de ensino superior e educação isolados.

Dentro das unidades originais que compuseram a UNESP em sua origem, no ano de 1976, é possível verificar faculdades de Assis, de Araraquara, de Franca, de Marília, de Rio Claro e de São José do Rio Preto.

Contudo, ao longo dos anos diversos outros campi foram incorporados ao corpo da Universidade Estadual Paulista, como por exemplo Jaboticabal, Ourinhos e Bauru.

Atualmente, a UNESP conta com 24 campi dentro de seu corpo educacional e também com 33 institutos de educação superior.
 

Unicamp - Universidade Estadual de Campinas

 
Antonio Scarpinetti/Unicamp
Rotatória de acesso à Unicamp (foto: Antonio Scarpinetti/Unicamp)
 
 
A Universidade Estadual de Campinas é há muitos anos considerada uma das melhores instituições de ensino de toda américa latina e também compõe o grupo das quatro grandes universidades públicas do estado de São Paulo.

A origem da Unicamp remonta aos anos 1960 e, diferentemente das outras instituições que foram citadas anteriormente, a Unicamp possui metade de seu corpo estudantil como alunos de pós-graduação

Ou seja, a maior parte do corpo estudantil que compõe a Universidade Estadual de Campinas é dedicada exclusivamente à pesquisa e à produção científica.

Ainda, a Unicamp conta com menos campi do que a UNESP e a USP. E também, a Universidade Estadual de Campinas oferece mais de 70 cursos de graduação e pós-graduação em seu currículo escolar.
 
Melhores colocadas em rankings internacionais
 
Apesar de estas 3 universidades serem as mais expressivas em questões de produção científica dentro das universidades brasileiras dentro de rankings internacionais, existem mais algumas que estão bem colocadas nestes rankings que não pode-se deixar de citar:

  1. USP
  2. Unicamp
  3. UNESP
  4. UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
  5. UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais
  6. Unifesp - Universidade Federal de São Paulo

Todas estas universidades brasileiras e diversas outras são extremamente respeitadas na comunidade científica internacional e mundial, sendo referência para pesquisas em determinadas áreas.

Logo, todo apoio e suporte às universidades públicas é sempre necessário e bem-vindo, uma vez que a maior parte do desenvolvimento científico do país vêm destas universidades e depende de fomento e investimento público para sua realização.
 

MAIS SOBRE NEGÓCIOS