Gestão financeira: como utilizar o consórcio para aumentar o patrimônio

Já pensou em aumentar o patrimônio e melhorar a sua vida financeira? O consórcio pode te ajudar!

04/08/2021 15:54
Freepik
(foto: Freepik)

 
Investir é uma forma de gastar mais dinheiro. A boa gestão financeira é fundamental para o estabelecimento de metas claras e objetivas, afinal, antes de desenvolver um bom projeto, é preciso saber exatamente aonde quer chegar. 
 
Ainda que seja uma excelente opção para quem quer empreender, a escolha pelo consórcio deve ser acompanhada de bastante planejamento. Assim, enquanto aqueles que pretendem esperar pela contemplação por sorteio têm um tempo maior para alinhar seus planos, os que pretendem oferecer lances devem logo traçar um plano de ação para empregar adequadamente os recursos que em breve terão em mãos.
 
Comparado a outras linhas de crédito, o modelo de consórcio é ótimo pela flexibilidade e baixo custo. Com isso, o consórcio, principalmente consórcio de imóveis, tornou-se mais atraente para investimentos. No entanto, é muito importante desenvolver um planejamento financeiro sólido para aumentar o patrimônio.

Comprar e alugar imóveis


Ao comprar imóveis, seja residencial ou comercial, por meio de um consórcio, você não precisa pagar juros altos e taxas bancárias. Outro ponto que ajuda na escolha dessa abordagem é a possibilidade de obter uma carta de crédito no valor total do imóvel sem ter que pagar nenhuma forma de entrada. 
 
Fazendo parte de um consórcio de imóveis, você irá pagar as suas parcelas normalmente. Quando você é contemplado e consegue adquirir o imóvel, você poderá locar esse primeiro imóvel e, com o dinheiro arrecadado, quitar as parcelas que ainda faltam do consórcio.
 
Ao longo do tempo, você vai conseguir fazer mais consórcios, comprar mais imóveis e aumentar a sua renda e o seu patrimônio.

Compra de carros, aluguel, revenda e meio de trabalho


Com o consórcio, você também pode programar a compra de máquinas, tratores e equipamentos de forma parcelada, sem pagar juros e sem dar entrada. São diversas opções de crédito, prazos e parcelas que cabem no seu orçamento. Quando você for contemplado pode comprar qualquer marca ou modelo, novo ou seminovo. Com a aquisição do carro você vai ter uma infinidade de possibilidade:
 
  • Alugar o carro: existem aplicativos que te ajudam nesse momento e quem sabe você consiga fazer um bom dinheiro com isso;
  • Revender o carro: essa é uma forma mais clara. Mas para ter lucro, na hora de comprar o carro, você deve pesquisar bastante e buscar por uma ótima oportunidade de mercado;
  • Trabalhar: você pode transformar o seu veículo em seu meio de trabalho. Você pode se transformar em um motorista de aplicativo, motorista particular ou até mesmo fazendo entregas.

Conclusão


No final das contas, o consórcio é ideal para quem quer aumentar seu patrimônio. Se você realizar um bom planejamento financeiro, a possibilidade oferecida pelo mercado será a força necessária de que você precisa para tornar o plano uma realidade.
 
Devido à versatilidade do consórcio, você poderá escolher a melhor forma de aplicação de seus recursos, seja na aquisição de um imóvel ou na formação de capital de giro para a empresa.
 
Um lembrete importante para garantir que o consórcio a ser realizado é um bom negócio é garantir que a instituição financeira selecionada seja confiável. Para fazer isso, primeiro verifique se a administradora está autorizada a realizar essas operações no site do Banco Central.
 
A Embracon, por exemplo, já tem mais de 30 anos de experiência no mercado e pode te ajudar a aumentar seu patrimônio da melhor forma. Busque um crescimento financeiro e aumente o seu patrimônio através de cotas de consórcio com a Embracon!


MAIS SOBRE NEGÓCIOS