5 dicas que você deve considerar antes de comprar um carro on-line

Adquirir um carro pela internet demanda pesquisa de preço e situação legal; confira no texto abaixo dicas que irão te auxiliar no momento da compra

30/07/2021 18:56
Pixabay
(foto: Pixabay)

 
Hoje, comprar um carro novo ou usado não se limita apenas a procurar por ofertas em classificados de jornais ou visitar concessionárias em sua cidade. A Internet expandiu as possibilidades de compra, oferecendo muito mais opções do que antes.

Se você está pesquisando opções de carros novos na Karvi ou em outro lugar, é importante levar em conta algumas questões ao escolher pela Internet. A compra online requer os mesmos cuidados da escolha física e vários cuidados são indispensáveis para fazer a escolha certa. Conheça alguns deles abaixo:

5 dicas para avaliar antes de comprar um carro on-line


1. Faça uma pesquisa minuciosa


É importante não ter pressa para comprar o carro. Quanto mais tempo você dedicar para pesquisar todas as características das opções que te interessam, mais segurança você terá ao fechar o negócio.

Sendo assim, leia os comentários de outros motoristas sobre determinadas marcas, modelos e equipamentos de série, verificando se as avaliações são positivas. Uma pesquisa detalhada também permite que você compare os preços e condições de pagamento em diferentes sites, encontrando aquele que melhor atende às suas necessidades.

Inclusive, para saber se o preço anunciado é justo, consulte os preços praticados no mercado. A tabela Fipe pode ajudá-lo nessa situação, uma vez que ela apresenta o valor oficial de mercado.

2. Cheque a situação legal do veículo


Especialmente se a escolha é um carro usado, é fundamental verificar sua situação legal. Pesquise o histórico do automóvel para descobrir se ele tem multas atreladas, se a documentação está regularizada e se não há registro de furto ou roubo associado a ele.

Busque sempre ter certeza de que o veículo não está envolvido em alguma ilegalidade. Uma ferramenta valiosa para fazer essa pesquisa é consultar o site do Detran do seu estado, onde é possível verificar o número da placa e do chassi, podendo verificar se eles conferem.

Além disso, também solicite imagens do automóvel para avaliar seu estado. Elas devem ser de detalhes importantes como chassi e parte interna. Desconsidere ofertas que não tenham imagens, mas tenha atenção: se perceber que elas são muito produzidas, com visual que lembra o de photoshop, há o risco de não corresponderem ao produto real.

3. Peça o laudo cautelar do veículo (LCV)


Ainda em relação à compra de um carro seminovo, é importante solicitar o LCV. Esse documento tem a função de funcionar como um histórico, detalhando a situação de partes estruturais do veículo como motor, placa, chassi e parte mecânica. Ele também dá informações sobre colisões no passado.

Além de garantir uma compra mais segura, o documento também tem utilidade para contratar um seguro veicular. Isso porque ele auxilia a definir o preço da franquia, apólice e tipos de coberturas disponíveis.

4. Avalie a quilometragem


Outro ponto que não pode passar despercebido em sua avaliação é a quilometragem do automóvel. Aqui, é preciso ficar atento tanto para quilometragens altas quanto baixas, uma vez que há o risco de o antigo condutor ter feito uma alteração no velocímetro, que mostra menos do que deveria.

Uma boa dica é comparar a quilometragem divulgada com o estado do estofado e dos pneus: se eles estiverem muito desgastados e a quilometragem for muito baixa, sinal de que não se trata de um bom negócio.

5. Não se esqueça de pedir test drive e vistoria veicular


Assim como escolher um carro em concessionárias, no processo de compra online você também deve solicitar um test drive com o veículo desejado. Esse momento é fundamental para garantir que está tudo em ordem e identificar eventuais problemas em partes como motor e câmbio.

O test drive também é útil para checar se ele cabe na sua garagem, por exemplo. É recomendado levar o carro até um mecânico de confiança para ele se certificar que todos os componentes importantes estejam funcionando, como transmissão, freios, motorização e se as peças são originais ou precisam ser trocadas por novas.

MAIS SOBRE NEGÓCIOS