Histórico jogo do bicho completou 129 anos de operação neste mês de julho

O jogo de azar brasileiro, apesar de ser ilegal, é passado de geração em geração e se tornou uma tradição

20/07/2021 13:36
Reprodução
(foto: Reprodução)

 
Os jogos do bicho no Brasil não são uma prática atual, muito pelo contrário, é completamente tradicional e completou 129 anos no último dia 3 de julho. A atividade é realizada e passada de geração para geração, sendo uma forma de unir entretenimento com possíveis ganhos.
 
Dessa forma, os apostadores ficam de olho em todos os palpites do dia, buscando faturar com os jogos que ocorrem diariamente. Porém, vale ressaltar que a modalidade ainda é um sistema ilegal no Brasil, mesmo com tanta tradição e praticado a tantos anos. Portanto, podemos dizer que o jogo do bicho é uma das maiores loterias ilegais do mundo.
 

A história do jogo do bicho

 
Tudo começou no dia 3 de julho de 1892, em um zoológico da Vila Isabel. Na época, o Barão João Batista de Drummond queria estimular a visitação no local, então pensou em alguma forma de atrair mais público. Dessa forma, ele pegou como base uma ideia de “Loteria das Flores”, idealizada por Manuel Ismael Zevada, um mexicano. 
 
Sendo assim, Drummond passou a colocar a imagem dos bichos em uma caixa, e os ingressos da visitação tinham cada um a imagem de um animal, representando os 25 bichos que tinham no zoológico.
 
Ao final de cada dia, um sorteio ocorria retirando uma carta da caixa, e a pessoa que estivesse com o ingresso do mesmo animal ganhava. No primeiro sorteio, o animal premiado foi o avestruz.
 
Vale ressaltar que a premiação era alta, quem ganhasse o sorteio no dia recebia um valor até 20 vezes maior que o pago para a visitação. Dessa forma, o Barão conseguiu salvar o zoológico com fundos para manter os animais, e ainda acabou atraindo a população, já que a premiação era bem vantajosa para a época.
 
Com todo o sucesso da prática, as empresas da cidade passaram a investir no jogo, vendendo bilhetes com a possibilidade de escolher o animal, e o sorteio seguiu sendo organizado por Drummond. Com o passar do tempo, o jogo do bicho foi se espalhando e se adaptando, se tornando uma febre nacional, repassado de geração para geração e seguindo até os dias atuais.
 
Porém, em 3 de outubro de 1941, o jogo do bicho passou a ser declarado como "prática ilegal", inclusive, com explicação no artigo 58 do decreto de lei nº 3.688, que ressalta.
 
“Explorar ou realizar a loteria denominada jogo do bicho, ou praticar qualquer ato relativo à sua realização ou exploração: Pena - prisão simples, de quatro meses a um ano, e multa, de dois a vinte contos de réis”, diz a lei.
 
Portanto, mesmo com as adaptações e atualizações referente ao jogo, a modalidade segue sendo ilegal no país, e não existe uma expectativa de mudança em um futuro próximo.
 

Jogo do bicho: como funciona atualmente?

 
A loteria federal realiza sorteios diários, através da Caixa Econômica Federal, que é quem fica responsável por organizar todo o evento. Dessa forma, o mesmo tem o resultado aberto ao público, e o jogo do bicho utiliza dele para se manter, mas sem o consentimento da organização, claro.
 
Cada bicho corresponde a uma numeração, e os participantes podem fazer diversas combinações, sempre de olho no sorteio, escolhendo por um bicho, duplas, triplas, entre demais formas de jogar. Por exemplo, se a pessoa apostar no Coelho, o número é o 10. 
 
Portanto, no sorteio da Caixa o apostador precisa torcer para ter o final 10. E assim vai variando de acordo com as formas de apostas escolhidas, já que cada um tem um grau de dificuldade, como tentar acertar o número completo. Quanto mais difícil for, maior é a premiação, e a mesma também varia de acordo com o valor apostado.
 
Porém, como já mencionamos, a prática é ilegal no Brasil. Isso ocorre pelo fato de que não existem regulamentações no país sobre a mesma, portanto, não gera o pagamento de imposto e taxas, que deveriam ser revertidas ao governo. Dessa forma, tenha ciência de que apostar no jogo do bicho é uma prática que não está dentro da lei.

MAIS SOBRE NEGÓCIOS