Microsoft estuda aumentar receitas de desenvolvedores de games

Rumores acaba inflamando a competitividade entre as grandes marcas do nicho; especulações têm animados desenvolvedores de games

17/05/2021 10:59
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(foto: Freepik)
É bem comum no mercado atual que cada grande companhia do setor de tecnologia possua a sua própria loja online, onde os games de empresas menos conhecidas acabam sendo publicados e ganhando mais visibilidade, ao custo de uma taxa pela venda desses títulos. Na maioria dos casos, essa cobrança é de 30% e os outros 70% vão para os desenvolvedores do jogo, o que há um bom tempo não vem sendo bem aceito pelos estúdios indies ou para os games que não têm uma boa quantidade de vendas.

Uma das primeiras gigantes do mercado a mudar essa tendência foi a Epic Games, que, ao começar a comercializar jogos em sua loja digital, escolheu cobrar um “imposto” de 12% e os 88% restantes iriam para os estúdios que criaram o conteúdo. Com isso, muitos desenvolvedores acabaram optando pela plataforma da Epic, por ser muito mais amigável financeiramente. 

Porém, a medida da Epic Games talvez tenha influenciado outras gigantes, pois aparentemente a Microsoft também iria aderir ao tipo de divisão de lucros 12/88. E, logo no início deste mês, vazaram algumas informações de que a companhia fundada por Bill Gates não iria cobrar mais a taxa de 30%, e sim de 12%, nos títulos vendidos na Microsoft Store. Esse vazamento é derivado de um documento confidencial utilizado no caso judicial da Apple e Epic Games - e acabou sendo confirmado que a Microsoft cogitou a ideia de aumentar a receita dos desenvolvedores na venda de games, diminuindo sua própria participação nos lucros em 18%, com o intuito de fomentar a competitividade no setor. 

No relatório que acabou sendo vazado há o seguinte trecho: “todos os jogos adotarão o sistema 88/12 no AF21”. O que sugere que a mudança foi colocada em prática para produzir um impacto no relacionamento entre a Microsoft e os estúdios que desenvolvem os games, onde atualmente a divisão de lucros está na proporção de 70/30 respectivamente. Esse vazamento corrobora uma informação dada pelo The Verge recentemente,  de que a gigante da tecnologia planejava reduzir a taxa para os jogos de computador de 30% para 12%. 

Os mais otimistas logo se alegraram e passaram a esperar que essa postura também fosse repetida em outras grandes companhias como a Sony, Valve e Nintendo. Sendo que para os jogos de PC, a Steam é uma das poucas empresas que ainda continuam a cobrar a taxa de 30%, e muito provavelmente por conta disso, vários desenvolvedores estão assinando contratos de exclusividade com a Epic Games. 

O que a Microsoft diz sobre a mudança 


Quanto a Microsoft foi questionada sobre os dados presentes no documento vazado, um porta-voz da companhia afirmou que por enquanto não há nenhum plano para mudar a distribuição de receitas com games de console. Então, até o momento a companhia não confirmou as informações sobre uma inédita divisão de lucros no setor dos consoles da Microsoft, contudo, o rumor sem sombras de dúvidas acaba inflamando a competitividade entre as grandes marcas do nicho, e continuará a agitar os bastidores por algum tempo. 

Felizmente, não é preciso ficar esperando uma decisão da Microsoft, já que há uma grande variedade de alternativas de jogos no mercado, sendo que a 1xBet cassino é referência em títulos de qualidade e por oferecerem diversas facilidades aos usuários.

Epic games ofereceu grande aporte à Sony

Como dito anteriormente a Epic Games tem conseguido alguns contratos de exclusividade, e aparentemente a companhia que desenvolveu o mundialmente famoso Fortnite ofereceu US$200 milhões à Sony para lançar os jogos do PlayStation no PC como exclusivos da Epic Games Store. 

Essa informação acabou sendo vazada nos documentos do processo da empresa dona do Fortnite contra a toda poderosa Apple. Segundo as informações vazadas, a Epic daria a Sony uma garantia mínima de US$200 milhões para que a empresa japonesa lançasse de 4 a 6 games na loja virtual da Epic.

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