Home-office: como trabalhar em casa e manter a produtividade

Com alguns cuidados simples, você pode trabalhar em casa sem perder a produtividade; descubra como fazer isso

24/03/2021 15:18
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(foto: Pixabay)

 
Com a pandemia do Coronavírus, a necessidade de home office cresceu por todo o país. Para se ter uma ideia, durante a pandemia 46% das empresas adotaram o modo de trabalhar em casa.

Além disso, as vagas para home office cresceram mais de 300% em 2020. Mas há alguns problemas como, por exemplo, o fato de que 59% dos profissionais que trabalham em casa estão mais irritados.

Muita gente também perde parte de sua produtividade. Afinal, em casa não costuma ter o ambiente adequado para tarefas profissionais. 

Além disso, a mudança de cenário - sem colegas por perto - pode ser estranha. Mas, com alguns cuidados, trabalhar em casa pode ser simples e até lhe fazer mais produtivo. Veja a seguir.

5 dicas para trabalhar em casa e ter bom rendimento


O trabalho home office requer adaptação, mas pode ser uma ótima oportunidade para se tornar mais produtivo. Basta seguir as dicas que listamos para você.

1. Organize seu espaço de trabalho


Se você tem um escritório em casa, ótimo, será mais simples trabalhar. Mas ele deve estar organizado para evitar que se distraia ou tenha problemas no dia a dia.

A organização será ainda mais importante se não tiver um espaço fixo para trabalhar. Nesses casos, escolha um cômodo que seja mais silencioso e tenha menos distrações. 

Ficar na sala, por exemplo, com outras pessoas assistindo TV, pode atrapalhar bastante. Permanecer no sofá será tão problemático quanto porque o conforto extra pode favorecer a procrastinação.

Então, o ideal é escolher uma mesa para trabalhar com boa iluminação e bom acesso à internet.

2. Use ferramentas para se organizar


Já que você vai estar sozinho em casa, será importante adotar novas ferramentas, tanto para comunicação com seus colegas quanto para sua organização.

O Kanbanize, por exemplo, é uma ferramenta de gestão de projetos que utiliza a metodologia kanban. Com ele é possível listar as suas tarefas em quadros bem visuais para facilitar o entendimento. 

Ao mesmo tempo, o software permite definir etapas para cada atividade e compartilhá-las com seus colegas. Assim, a divisão de tarefas se torna mais simples.

Outra ferramenta que costuma ser útil durante o home office é o Teams, que permite chamadas por videoconferência para manter os assuntos em dia através de reuniões em equipe.

Há muitas outras que podem ajudar e você deve se adaptar conforme a necessidade do seu dia a dia.

3. Estabeleça regras de convivência


Se você mora com mais pessoas, elas provavelmente vão estar em casa durante seu horário de trabalho em home office. Por isso, é preciso estabelecer regras para o dia a dia.

Converse com todos destacando que, mesmo que você esteja em casa, seu tempo não está disponível. Deixe claro que precisa se dedicar às suas atividades sem distrações.

Tornar essa relação mais clara desde o início vai prevenir interrupções às suas atividades, barulho exagerado e outras situações.

4. Crie uma rotina


Mesmo que você não saia de casa para trabalhar, vai precisar cumprir seu horário de trabalho, certo?

Pensando nisso, estabeleça uma rotina dentro de casa. Seu horário de acordar, de tomar café da manhã, o que e em que horário você vai realizar cada tarefa, pausas para refeições e mais.

A organização é fundamental para manter a disciplina e entregar todo o necessário.

5. Troque de roupa toda a manhã


Muita gente gosta de permanecer de pijamas ou de roupas mais casuais. Mas isso pode afetar diretamente sua produtividade.

O ideal é vestir roupas que façam você “se sentir” no trabalho. Assim, seu corpo vai “entender” que aquele é o momento de se dedicar à sua vida profissional. É algo que vai ajudá-lo a se manter mais desperto e focado.

Mas não significa que você precise vestir terno e gravata, calças compridas e sapatos, especialmente no Brasil, em que as altas temperaturas desencorajam isso.

O importante mesmo é se vestir de acordo, evitando ficar “confortável demais”, como se você estivesse em um dia de folga. Isso vai ajudar seu cérebro a funcionar como se estivesse no escritório.

Não se esqueça que trabalhar em casa é novidade para muita gente. Então, é normal levar um tempo para se adaptar. Mas cuidado para não deixar suas tarefas para depois. Mesmo que você esteja em casa, seu empregador espera resultados — e é sua chance de reforçar o quanto é um bom profissional.

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