Conheça um pouco mais sobre os maiores ídolos do basquete Brasileiro

Oscar Schmidt e Hortência fizeram história nas quadras brasileiras e internacionais; conheça a trajetória dos jogadores

05/03/2021 13:53
 
Pixabay
(foto: Pixabay)
O Brasil é certamente uma fonte de atletas e esportistas altamente qualificados e talentosos, por esta razão em grandes competições mundiais, muitos competidores ganham notoriedade e conquistam prêmios e medalhas de acordo com Futdados na Portugal.
 
Por esta razão, muitos desses talentos nacionais acabam sendo levados ao exterior, e o seu potencial é explorado ao máximo em grandes equipes e times internacionais, como o ex-jogador de basquetebol Oscar Schmidt que brilhou nos anos 80 e 90 tanto nas quadras do Brasil quanto nos maiores times do mundo.
 
Outro nome de destaque do Basquetebol é a jogadora Hortência, que até os dias de hoje se consagra como a maior pontuadora da história da Seleção Brasileira, suas habilidades de drible e pontuação chamavam muita atenção.
 

Conheça um pouco mais sobre os ídolos do basquete brasileiro 

 

Oscar Schmidt

 
Oscar Daniel Bezerra Schmidt nasceu no dia 16 de fevereiro de 1958 na cidade de Natal no Rio Grande do Norte, o menino alto e carismático desde pequeno demonstrava habilidades com a bola.
 
A princípio, Oscar, conhecido como “Mão Santa” iniciou sua carreira no mundo dos esportes jogando futebol e somente quando sua família se mudou à Brasília quando ele tinha 13 anos é que ele passa a demonstrar interesse pelo basquetebol.
 
O primeiro contato de Schmidt com o basquetebol foi no Clube Unidade Vizinha em Brasília, depois dali ele começou a jogar na base infanto-juvenil do Palmeiras em 1974, o seu desempenho o fez destacar-se tanto a ponto de representar a seleção brasileira juvenil em 1977.
 
Ao passo que, os anos foram passando ele foi pontuando cada vez mais e o interesse de outros times por Oscar só cresceu, pelo Palmeiras esteve presente em 82 partidas e marcou 2033 pontos.
 
Ao longo dos seus quase 30 anos de carreira, Schmidt passou por times como Esporte Clube Sírio, América do Rio, Seleção Brasileira, Juvecaserta da Itália onde marcou 13.957 pontos, além do Valladolid da Espanha e finalizou sua carreira no Flamengo.
 
Dessa forma, o esportista é considerado um dos maiores pontuadores do Basquetebol brasileiro e um dos melhores jogadores de todos os tempos.
 

Hortência Marcari

 
Hortência Fátima Marcari nasceu no dia 23 de setembro de 1959 em Potirendaba, São Paulo, a menina sorridente iniciou sua carreira no esporte ainda na adolescência, ela praticava handebol, futebol de salão e atletismo, entretanto através do incentivo de um professor da escola ela começou a jogar basquetebol, apesar de todas as dificuldades enfrentadas para participar dos treinos conseguiu um patrocínio.
 
Primeiramente, Hortência começou a jogar profissionalmente no São Caetano do Sul, onde jogou entre 1973 e 1975, a partir dali sua carreira despontou no Higienópolis onde ganhou 3 campeonatos paulistas.
 
A palavra limite não existia para a jovem jogadora, que conquistou uma vaga na seleção brasileira aos 17 anos, já em 1982 ela ganhou seu primeiro título internacional nos Jogos Pan Americanos de Caracas nos anos posteriores outros títulos surgem como nos Jogos Pan Americanos de Indianápolis e na Copa América.
 
Como resultado, dos 5 mundiais que participou ao longo da sua carreira e do reconhecimento como maior pontuadora da história do Basquetebol Brasileiro, no ano de 2005 seu nome entrou para o Hall da Fama do Basquetebol nos Estados Unidos.
 

MAIS SOBRE NEGÓCIOS