Futebol americano: quais são os jogadores mais decisivos da história da NFL

Ser um jogador lembrado por sua atuação no Super Bowl é uma honra ímpar; aqui destacamos alguns nomes importantes neste esporte

17/02/2021 10:29
Reprodução/Instagram
(foto: Reprodução/Instagram)

 
A NFL é a grande liga esportiva dos Estados Unidos. Mais de uma centena de milhões de pessoas assiste o Super Bowl todos os anos e cada franquia vale na casa dos bilhões de dólares, sendo um exemplo de divisão de recursos e competitividade. Jogar uma partida na NFL já é um sonho para muitos atletas, jogar no Super Bowl então…

O time do site de apostas esportivas Betway, fez uma lista com os maiores jogadores da grande decisão do futebol americano. Caso você queira conhecer mais sobre o esporte e sua história ou então ver se essa lista bate com a sua pessoal, continue lendo.

Imagine Jerry Rice e Tom Brady juntos


Antes de Tom Brady dominar a NFL era normal que alguém escolhesse Jerry Rice como o maior da história da liga. O wide receiver é o líder em jardas recebidas, touchdowns e recepções, é três vezes campeão, ídolo do San Francisco 49ers e ainda teve uma carreira longa, de 16 temporadas.

Como a lista da Betway destaca, sua atuação em Super Bowls é formidável, com quatro disputas - a última, pelo Oakland Raiders, foi a única derrota - oito TDs e 589 jardas totais, uma média superior a 100 por partida.
 
Rice sem dúvida teve grandes quarterbacks em Joe Montana e Steve Young, mas com Tom Brady a dupla seria absurda, afinal ambos jogaram além dos 40 anos. Brady acabou de vencer seu sétimo título aos 43 anos, ultrapassando os 20 TDs passados só em Super Bowls e as 3 mil jardas.

A dinastia dos Steelers


A relação da Betway coloca três jogadores do Pittsburgh Steelers dos anos 70. Nada mais do que justo: o time venceu quatro Super Bowls no período, com equipes marcantes que formaram a primeira dinastia multi título da era do Super Bowl.

Que os torcedores de Packers e Dolphins não fiquem bravos: ambos venceram dois, mas os Steelers criaram um novo patamar com as conquistas no Super Bowl IX, X, XIII e XIV. Lynn Swann somou 364 jardas de recepção e 3 TDs nessas partidas, sendo o MVP (melhor jogador) da conquista da temporada 1975, tendo absurdas 161 jardas e 1 TD na apertada vitória por 21 a 17 contra o Dallas Cowboys.

No Super Bowl anterior o MVP foi Franco Harris, running back que teve 158 jardas e 1 TD na vitória contra o Minnesota Vikings. Harris ainda protagonizaria momentos incríveis na história dos Steelers, como a “Recepção Imaculada”, quando uma bola espirrada caiu em suas mãos no final de uma partida de playoffs.

Por fim, L.C. Greenwood aparece entre os defensores.  Também quatro vezes campeão do Super Bowl, ele foi absurdo na edição X com quatro sacks em Roger Staubach, quarterback lendário dos Cowboys. Um dos quatro membros da cortina de ferro dos Steelers, que metia medo em todos os ataques rivais, Greenwood foi um monstro na sua posição.

Não é preciso vencer


Jeff Siemon, Wally Hilgenberg e Cornelius Bennett com certeza queriam que o resultado de suas partidas no Super Bowl tivessem sido diferentes. Os dois primeiros jogaram pelo Minnesota Vikings e Bennett foi quatro vezes para a grande final pelo Buffalo Bills.

Só que Bills e Vikings são dois dos times mais azarados na história do grande jogo. O time de Minnesota chegava longe por causa de sua defesa incrível, mas perdeu em todas as oportunidades. Já a equipe de Buffalo tinha um ataque espetacular e foi à final quatro vezes seguidas: perdeu todas.

Bennett ainda teria uma quinta chance, pelo Atlanta Falcons contra o Denver Broncos. Mais uma derrota.

Isso não quer dizer que os três jogadores sejam ruins, longe disso. Mas que o futebol americano é tão complexo que esses três defensores marcaram a história com suas atuações no Super Bowl, mas não conseguiram a cereja do bolo.

MAIS SOBRE NEGÓCIOS