iOS: saiba como editar, converter e assinar PDFs gratuitamente

Em tempos em que os documentos de papel estão sendo cada vez menos utilizados, saiba como editar arquivos em PDF utilizando o seu iOS

31/08/2020 17:30
Pixabay
(foto: Pixabay)

 
Num momento em que é preferível ficar em casa, evitar aglomerações e manter o distanciamento social, muitas pessoas voltam-se a atividades mais introspectivas. Uma das mais proveitosas delas é ler.

Enquanto alguns de nós preferimos livros tradicionais, com belas edições, outros enxergam beleza na leitura eletrônica, seja usando leitores como o Kindle ou arquivos em PDF.

Muito acessíveis, há PDFs sobre tudo, desde relatórios de empresas; material de apresentação; ebooks; livros inteiros que foram digitalizados e outros conteúdos. O PDF aceita tudo, mas editar ele depois de pronto, por exemplo, pode ser um desafio. Especialmente quando se lida com o sistema operacional da Apple, o iOS. Por isso é importante ter um tutorial explicando qual é sua saída caso seja necessário realizar operações envolvendo PDF e iOS.

Como converter arquivos envolvendo PDF


Seja convertendo para PDF ou o caminho contrário, é preciso ter um  bom programa para ajudar na operação e não deixar sequelas no arquivo.

PDFelement é um programa desenvolvido pela Wondershare para editar PDFs e muitos outros formatos de arquivos de texto. Ele é compatível com sistemas Windows e Mac, e pode ser utilizado em celulares ou computadores.

Além de versátil do ponto de vista técnico, também tem um modo de trabalho bastante simplificado. Para converter um PDF são necessários apenas alguns passos:

Baixe o PDFelement no site da Wondershare e instale-o em seu dispositivo
 
  • Abra o programa e abra o arquivo PDF que deseja converter
  • Identifique o menu “Converter” na barra de menu superior
  • Selecione a opção de converter para outros tipos de arquivo (como ePub) nesse menu. 
  • Selecione a pasta em que o arquivo convertido deve ser salvo
  • Aguarde a conversão ser finalizada

Caso você deseje converter diversos arquivos PDF de uma só vez, pode seguir um processo ligeiramente diferente, mas igualmente simples:
 
  • Abra o PDFelement
  • Selecione a opção “Batch Process” no menu inicial
  • Na tela que se abrir, clique na opção de abrir arquivos PDF e selecione aqueles que deseja converter
  • Não se esqueça de selecionar o formato de resultado
  • Clique em “Iniciar” para começar o processo de conversão

Também é possível editar, anotar e assinar


Mexer em PDfs pode ser desafiador para quem não conhece programas ou não gosta tanto das novas tecnologias. Mas saiba que com a ajuda do PDFelement é possível ser mais maleável. O programa  permite editar documentos e até mesmo livros, ficando a gosto do usuário o que é necessário.

Por exemplo, você quer assinalar uma passagem interessante? Ou apontar algum erro ou item que você quer voltar depois para ler com mais cuidado. Tudo isso é possível.

Com a função de editor do PDFelement, é possível adicionar ou remover imagens, além de criar outros tipos de anotações nos arquivos. 

Por fim, como o PDF é muito usado para contratos, documentos e materiais do tipo, é importante ter a possibilidade de fazer uma assinatura digital. Cada vez mais comuns, já que estamos em uma era de automação e corte de burocracias. Assinar um documento sem nunca tocar em um papel e caneta é bastante prático. Ainda mais se você fizer tudo em um momento qualquer do dia diretamente do seu iPhone.

PDFelement
Todas as versões do PDFelement possibilitam ações avançadas nos arquivos PDF (foto: PDFelement)

Conclusão


Utilitários do PDFelement podem facilitar muito a vida de quem depende de leitores eletrônicos para a leitura rotineira de revistas e livros, ou organização de documentos, contratos e arquivos. Poder editar, converter, assinar, enfim, fazer alterações nesse tipo de arquivo tão comum é muito importante. 

MAIS SOBRE NEGÓCIOS