Egito reabre suas Pirâmides e outras maravilhas

País dá o primeiro movimento em direção à retomada das atividades turísticas

16/07/2020 10:03
Arralyn por Pexels
(foto: Arralyn por Pexels)

 
Um dos setores mais afetados pela pandemia do novo coronavírus foi o turismo. Países que tinham neste setor boa parte da sua renda, como o Egito, passaram por meses de incertezas até que fosse considerado seguro uma reabertura. Felizmente, depois de três meses, o Egito reabriu as Pirâmides e outras de suas maravilhas para a visitação do público.

No Egito, a pandemia já fez mais de 68 mil casos e quase 3 mil mortes. A primeira infecção da doença no país foi registrada em meados de fevereiro, o que fez com que o governo tomasse a iniciativa de fechar museus, centros de visitação e comércio em geral.

Com a pandemia entrando em estado de controle, os órgãos governamentais do país sentiram-se seguros para reabrir as fronteiras e voltar a receber turistas em seus sítios arqueológicos. Ou seja, quem está pesquisando sobre viagens para o Egito, pode voltar a planejar uma experiência neste destino, desde que obedeça alguns protocolos básicos.

 

Pirâmides abertas ao público


As famosas Pirâmides de Gizé, um dos pontos turísticos mais importantes do país foram reabertas no início deste mês. Com os voos liberados desde o final de junho, o governo espera que o turismo volte a aquecer, uma vez que é uma parcela importante do PIB do Egito.
 
Andreea Ch por Pexels
(foto: Andreea Ch por Pexels)
 

Para muita gente o sonho de conhecer as Pirâmides foi colocado de lado com o início das paralisações causadas pelo Covid-19. Essa retomada gradual mostra que o país teve tempo para se preparar e estabelecer novas regras de visitação, respeitando a saúde de cada pessoa.

De fato, passear pelas Pirâmides do Egito é uma experiência única, afinal, estamos falando da única das Sete Maravilhas do Mundo Antigo que ainda existe. O complexo de Gizé abriga as Pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos, cada uma com características arquitetônicas próprias.

Por ser um passeio histórico, é recomendável contar com a presença de um guia, que passa as informações completas sobre cada local. Quem não fala inglês, pode contratar uma equipe fluente em português para fazer desta visita uma experiência mais completa.

Egito além das pirâmides


Embora as Pirâmides sejam o grande cartão postal do país, o Egito apresenta outras belezas capazes de impressionar qualquer viajante. Além das Pirâmides, quem visita o país nesse primeiro período pós-pandemia pode visitar ainda o Museu Egípcio, que fica no centro de Cairo.
 
Roxanne Shewchuk
(foto: Roxanne Shewchuk)
 
 
A tendência é que, a partir do controle da transmissão da doença, outros pontos turísticos importantes sejam reabertos. O Vale dos Reis é um dos pontos em que há uma certa expectativa pela abertura nos próximos dias, uma vez que sua estrutura permite a circulação corrente de ar e o distanciamento 

Outra maravilha do Egito que merece entrar no roteiro de qualquer viajante é o Templo de Karnak, que fica localizado em Luxor. Com uma construção de mais de 2 mil anos, é um daqueles locais que impactam pela grandeza. 

À margens do Lago Nasser, é possível conhecer o famoso Templo de Abu Simbel, que tem características arquitetônicas únicas, como o alinhamento que favorece a incidência da luz solar durante boa parte do ano e os detalhes nas paredes do templo.

A segurança dos turistas nesses e em outros pontos do país é um assunto muito debatido entre as lideranças do país, o que fez com que se estabelecesse protocolos para evitar o contágio e a transmissão da Covid-19 em uma viagem.

 

Novos protocolos para segurança dos turistas


Desde que o espaço aéreo egípcio foi reaberto, os novos protocolos de segurança entraram em vigor. Assim, a partir do momento que o turista desembarca do avião, entra em contato com uma série de medidas para garantir a segurança de todos.

Em vídeo divulgado pelo Ministério do Turismo do Egito, é possível observar as várias precauções que estão sendo tomadas para diminuir ao máximo o risco de contaminação. Os aeroportos, por exemplo, estão passando por higienizações constantes. Todos os profissionais que trabalham no transporte aéreo ou viário utilizam itens de segurança.

Os hotéis também estão operando de forma diferente. Há um limite de hóspedes menor do que a capacidade normal, além de regras que obrigam uma limpeza das áreas públicas de hora em hora, o fornecimento de desinfetantes para as mãos, e os elevadores operando apenas com a metade da capacidade.

Por mais que essas regras sejam uma novidade para todos, é a melhor forma de fazer uma viagem inesquecível para o Egito sem tantos riscos e mostra que os órgãos competentes do país estão se dedicado a oferecer a melhor experiência, dentro das limitações que o vírus impõe.

Enquanto as coisas não voltam ao “normal”, é possível conhecer diferentes destinos sem sair de casa, com a tecnologia do turismo virtual. Assim, você pode experimentar um pouco do Egito e ter uma ideia do que vai encontrar quando desembarcar no país.

MAIS SOBRE NEGÓCIOS