Como a tecnologia 5G vai mudar as nossas vidas

Com grande penetração na população mundial, internet se torna grande aliada para as empresas de tecnologias em geral

29/04/2020 12:34
Freepik
(foto: Freepik)

Segundo um estudo realizado em 2019, em todo o mundo mais de 5 bilhões de pessoas possuem um aparelho celular, seja ele mais antigo ou um smartphone, isso equivale a quase 70% da população mundial. Somente no Brasil são mais de 230 milhões de smartphones em uso. Ou seja, os brasileiros são quase 12% dos usuários do mundo. 

Ao mesmo tempo que grande parte do mundo já utiliza celular, o crescimento desse número não é alto, e espera-se que até 2025 mais 800 milhões de pessoas entrem nessa conta, mas chegando apenas aos 71% da população. O maior número de usuários virá principalmente da Ásia e da África. E a Europa concentra o número de usuários, depois entra os Estados Unidos e o Canadá, seguido pela América Latina e outras partes do mundo.
 
Ou seja, isso mostra que os países mais desenvolvidos já estão inseridos na era digital da informação na qual as pessoas passam praticamente 24 horas por dia, 7 dias por semana utilizando os seus celulares. Enquanto os países em desenvolvimento ainda estão se inserindo, o que pode ser visto como uma oportunidade de mercado para as empresas de tecnologias em geral. 

A tecnologia desses aparelhos é em sua maioria a 4G, mas isso vai se modificar. O ano de 2020 é o ano da tecnologia 5G, a qual já foi lançada em países como Estados Unidos, Coréia do Sul, China, Japão, e nos principais países da Europa, tal como a Inglaterra. Com a implementação do 5G é previsto gerar uma renda de trilhões de dólares em oportunidades para a economia global durante os próximos 15 anos. Entenda mais como a tecnologia 5G vai mudar as nossas vidas.
 

Tradução simultânea melhorada 

 
A tecnologia 5G vai permitir que os celulares façam tradução simultânea de forma instantânea o que vai deixar as conversas com pessoas que falam línguas diferentes muito mais fluídas. Para viajar vai ficar muito mais fácil já que o celular vai poder resolver quaisquer problemas de comunicações em quaisquer línguas. Para isso deverão ser lançados até mesmo aplicativos ou gadgets, o que vai revolucionar a forma que se comunica e mudar bastante o modo com os países interagem, abrindo mais oportunidades para negócios que antes eram limitados por barreiras linguísticas, talvez o mundo se torne ainda mais global e sem fronteiras. 
 

Mais pessoas vão se tornar telefones zumbis 


Se as pessoas já usam os seus aparelhos de forma excessiva, depois da tecnologia 5G elas provavelmente vão utilizar muito mais, já que mais produtos e serviços vão ser lançados. Ainda não se sabe ao certo quais serão esses lançamentos, mas há infinitas possibilidades, assim como surgiram com os aplicativos. Com a economia criativa crescendo e mais pessoas tendo acesso à tecnologia, o mundo tende a se tornar cada vez mais dependente dos aparelhos celulares. 
 

Os jogos mobiles vão ficar muito melhores

 
Se os jogos mobiles já são incríveis, sendo que hoje dá até mesmo para aprender como jogar poker online como se estivesse em uma mesa de cassino físico, mas a tecnologia 5G vai deixar tudo ainda mais realístico. Os gráficos dos games vão chegar a perfeição trazendo um realismo mesmo utilizando aparelhos celulares básicos, já que as informações vão ser todas armazenadas nas nuvens e em servidores, sem depender tanto da tecnologia do aparelho, mas sim da navegação 5G. 
 

Aumento da utilização dos assistentes virtuais e da internet das coisas 

 
Os assistentes virtuais vão ficar ainda mais inteligentes, com capacidade de até mesmo prever o que usuário precisa, facilitando e automatizando a vida das pessoas de uma forma nunca vista antes. O mesmo vai acontecer com a internet das coisas, que vão ter uma capacidade ainda maior de aprender com os seus usuários. Essas duas ferramentas não vão moldar somente as casas das pessoas, mas também as cidades de forma geral. 
 

Carros automáticos nas cidades 


Os carros automáticos são uma grande expectativa, e com a tecnologia 5G eles vão ser possíveis já que é preciso um sistema rápido de respostas para que os carros se comuniquem entre si evitando acidentes. E isso vai ser mais possível nas cidades já que há mais condições de utilizar os sistemas já existentes. 

Ou seja, o mundo da ficção científica está prestes a se tornar realidade. É importante ressaltar que em um primeiro momento a tecnologia 5G vai ser cara, por isso essas mudanças não vão acontecer tão rápido, mas é bastante provável que até 2025, o estilo de vida e o comportamento das pessoas dos países mais desenvolvidos do mundo se moldem ao redor de 5G. 

MAIS SOBRE NEGÓCIOS