Tudo o que você precisa saber sobre a era dos pagamentos digitais

Entenda como negócios e nações estão modificando suas rotinas comerciais para modernizar as possibilidade de pagamento com moedas digitais

26/03/2020 09:51
None
Os pagamentos digitais como conhecemos hoje cresceram junto ao mercado de e-commerce e hoje se espalharam para o mundo físico. Em alguns lugares do mundo, já é comum encontrar locais que não aceitam mais moeda física e só trabalham com pagamentos digitais, a exemplo de sites e estabelecimentos físicos que aceitam criptomoedas  como método de pagamento e trabalham com negociação de Bitcoin, o que é uma evolução no mercado financeiro. 
 
O uso de dinheiro físico e de cheques está se tornando obsoleto e tende a desaparecer nos próximos 10 anos, trazendo uma nova realidade ainda mais digital e moderna em 2030. Ou seja, não há como escapar: entramos na era dos pagamentos digitais e agora é uma questão de se adaptar a esta nova realidade.
 
Acredita-se que a Suécia vai ser o primeiro país que não vai mais usar dinheiro vivo e apenas trabalhar com uma moeda virtual, o que vai um pouco além do conceito de cartões de crédito e de débito e se encaminha para o mercado de moedas digitais, as criptomoedas. 
 
Neste momento, o governo está com um projeto piloto que poderá ser executado daqui um ano. A moeda atual da Suécia é krona e a nova moeda que se quer trabalhar é a e-krona. Este é um assunto bastante interessante, já que as criptomoedas foram inicialmente criadas para se desligarem dos governos e das instituições financeiras e, agora, os governos antenados estão querendo migrar para esse segmento. 
 
Não é somente nessa questão que a Suécia está a frente, é também um dos países com melhor qualidade de vida para se viver, no qual o governo sempre está em busca de soluções para os problemas dos seus cidadãos.  
 
As vantagens dos pagamentos digitais são muitas, entre elas: maior liberdade para carregar grandes quantidades de dinheiro, maior praticidade já que não há necessidade de lidar com trocos, maior segurança já que há uma senha para acessar o dinheiro, maior rapidez e, em alguns casos, menor taxa para transferências. Mas essas vantagens vão mudar dependendo do tipo de pagamento digital que se escolhe, já que eles vão trazer especificações. 
 
Outro ponto interessanta é o cashback, um conceito bastante comum na Europa mas que ainda não se vê muito no Brasil. Com chances de crescer, trata-se de modalidade em que os consumidores recebem parte do dinheiro de volta ao realizar pagamentos online por meio de promoções da empresa pela qual está se realizando a compra de um produto e de um serviço. É uma grande vantagem para o consumidor que está querendo fazer mais do seu dinheiro e economizar, uma forma de desconto ao contrário em que primeiro se gasta o valor total e depois recebe o desconto de volta.
 
Há vários serviços de pagamentos digitais: um exemplo muito conhecido é o Paypal, um pagamentos relacionado com bancos tradicionais o qual permite que pessoas de países diferentes façam transferências entre si com agilidade e rapidez e por taxas acessíveis. 
 
Outro exemplo são os bancos digitais, os quais trazem mais facilidades quando comparados com os bancos tradicionais por fazerem com que as transferências de dinheiro sejam praticamente instantâneas, mais baratas senão mesmo de graça entre usuários do mesmo banco, mesmo que estejam em países diferentes. 
 
Também as criptomoedas, principalmente o Bitcoin que é a maior e mais conhecida delas, eliminam qualquer instituição e conectam diretamente usuário com usuário. Apesar de haver a necessidade de uma carteira digital, não há qualquer cobrança para enviar ou receber Bitcoins, ou outras criptomoedas. 
 
Além claro, dos serviços mais conhecidos como os cartões de crédito e de débito, ou ainda o uso de aparelhos celulares e até mesmo relógios que servem como o cartão na hora de fazer pagamentos.
 
Ou seja, não há um futuro sem os pagamentos digitais e quanto mais rápido se inserir nesta tendência, melhores oportunidades se terá. Aprender a utilizar as novas ferramentas disponíveis é garantir a inserção na sociedade moderna e atualizada, mas sempre levando em conta a cibersegurança para evitar quaisquer problemas. 
 
Da mesma forma que é importante proteger o dinheiro no mundo físico, é também fundamental aprender a protege-lo no mundo virtual e quanto mais informação, melhor. Comece hoje a aprender como utilizar as diferentes formas de pagamentos digitais. 

MAIS SOBRE NEGÓCIOS