Turismo pelo interior: aproveite para conhecer cidades próximas a BH

Alguns locais a poucos quilômetros de Belo Horizonte podem render bons passeios com atrações que agradam a todos os gostos. Confira cidades que podem proporcionar muitas surpresas

23/01/2020 18:47
Nathalia Segato/Unsplash
Vista de Ouro Preto (foto: Nathalia Segato/Unsplash)
A atividade turística é uma das mais importantes para estimular o desenvolvimento econômico, gerar emprego e aumentar a renda da população. Através da criação de novos negócios e aumento da produção de bens e serviços traz desenvolvimento às localidades, melhorias na infraestrutura, trazendo benefícios à população local. No Brasil, o turismo é responsável por 6,59 milhões de empregos e representa 7,9% do PIB.

O estado de Minas Gerais Minas Gerais não tem litoral, que é a região que causa mais atração entre os turistas, principalmente no verão, o que é uma pena, pois deixa, de fora de muitos roteiros turísticos, uma região incrivelmente bela e rica em História.

Embora a maioria dos turistas tenha em mente a badalação dos destinos litorâneos, o interior do estado tem mostrado seu potencial turístico e encantado com outros atrativos como a receptividade, preços mais convidativos, infraestrutura, além de pontos turísticos históricos e uma natureza exuberante. 

A isenção de vistos para turistas de países estratégicos como Canadá, Austrália, Japão e Estados Unidos; o aumento de voos no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, a eleição de Minas Gerais como melhor destino de turismo e de natureza do país e uma maior sinergia entre Belotur, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e Ministério do Turismo são algumas ações que prometem alavancar o turismo no estado. Para Alexandre Xavier Brandão, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem de Minas Gerais (Abav-MG), o setor do turismo em Minas deverá faturar 8% a mais em 2020.

Minas Gerais esbanja potencial turístico


Pixabay
Ouro Preto (foto: Pixabay)


Minas Gerais tem colinas verdejantes, é o centro brasileiro de comidas caseiras, produz os melhores queijos e cachaças, tem invernos adequados e é o lar de vilas e cidades agradáveis. Aqui estão algumas das cidades mais bonitas de Minas Gerais. Se você está em Belo Horizonte, não deixe de tirar um tempinho para conhecê-las! Cada passeio por essas cidades mágicas é recheado de emoções e surpresas.

Monte Verde



Com sua arquitetura suíça, parece uma pequena cidade montanhosa típica da Suíça. Situada no sul de Minas Gerais, a 1.500 metros acima do nível do mar, a encantadora cidade faz parte da cordilheira da Serra da Mantiqueira – conservada pela Área de Proteção Ambiental de mesmo nome – , expondo-a a invernos frios que podem chegar a zero graus Celsius. A cidade é ideal para um retiro tranquilo, com muitos restaurantes aconchegantes, oferecendo a oportunidade de experimentar a famosa culinária mineira e visitar cachoeiras e trilhas para caminhadas nas proximidades.

Tiradentes


Conhecida por sua arquitetura colonial e barroca, Tiradentes é uma cidade histórica, com ruas pitorescas e dezenas de restaurantes que servem especialidades regionais e caipirinhas tradicionais feitas com cachaça local. Todos os locais turísticos de Tiradentes estão no centro da cidade, convidando o turista a passear e apreciar o ritmo lento da cidade. Um dos lugares de mais destaque na cidade é a igreja Matriz de Santo Antônio, projetada por Aleijadinho – um dos escultores mais famosos do Brasil – e decorada por dentro com centenas de quilos de ouro.

Ouro Preto 

Raphael Fernandes/Unsplash
(foto: Raphael Fernandes/Unsplash)

Ouro Preto é uma das cidades mais conhecidas de Minas Gerais, perdendo apenas para Belo Horizonte, que é a capital do estado. Repleta de história que remonta à corrida do ouro no Brasil, parece haver um marco deslumbrante ou uma beleza arquitetônica em cada esquina, incluindo dezenas de igrejas em estilo barroco, museus fascinantes, obras de arte complexas e casas coloniais. É conhecido localmente pela grande população de estudantes universitários, que constantemente festejam com muito álcool, festas, apostas e brincadeiras típicas, o que contribui para um carnaval muito divertido.

Lavras Novas


Lavras Novas é uma cidade pequena em Minas Gerais e a principal atração da região são as atividades ao ar livre. Situada no meio das montanhas, a cidade oferece vistas de longo alcance sobre quilômetros e quilômetros de colinas e prados com muitas coisas para fazer, como caminhadas e rapel. A cidade é bem servida de restaurantes espalhados por todo o lado, servindo pratos locais, culinária local saudável e algumas pousadas (hotéis simples) para ficar. A cidade é um charme em cada esquina, e suas latas de lixo públicas são personalizadas como bois e vacas, uma graça de se ver!

Alto Caparaó


Outrora um distrito de Carangola, as pesquisas em sites de viagens ainda podem agrupar o Alto Caparaó em outra região próxima, conhecida como Caparaó Velho. No entanto, as duas áreas são diferentes. Alto Caparaó é ideal para quem gosta de aventuras ao ar livre com o Parque Nacional de Caparaó, que proporciona dias de exploração, incluindo caminhadas no Pico da Bandeira, o terceiro pico mais alto do Brasil. Outros destaques incluem mergulhar em piscinas naturais entre 1.000 e 1.970 metros acima do nível do solo.

Pronto! Agora você já sabe que Minas Gerais possui diversas opções de diversão. E aí, pronto para embarcar em uma aventura interiorana?

Tags: uainegocio

MAIS SOBRE NEGÓCIOS