Quais são os tipos de transferências na indústria de futebol profissional?

Mercado de transferências teve um grande crescimento nas últimas décadas. Saiba como funciona

09/01/2020 13:17
Divulgação
(foto: Divulgação)
A indústria do futebol fica chocada quando começa a temporada de transferências de jogadores, isso acontece durante os meses de dezembro-janeiro e julho-agosto. A mídia começa a lançar uma onda de rumores sobre possíveis movimentos de jogadores no mercado de futebol.
 
Nessas épocas do ano, os clubes profissionais se preparam para registrar jogadores em seu novo quadro, negociar aqueles que não continuarão a fazer parte do clube e organizar sua equipe na próxima temporada.
 
O mercado de transferências teve um grande crescimento nas últimas décadas, atingindo números superiores a 100 milhões de euros por jogador. Mas quais são os tipos de transferência que podem ser feitas neste negócio?
 

Transferência definitiva


Este tipo de transferência ocorre quando um clube cede um jogador a um cessionário por um determinado montante, outorgando os plenos direitos federativos do jogador (faculdade para inscrevê-lo) e uma percentagem dos seus direitos econômicos.
 
Atualmente, a maioria dos clubes negocia entre 70 e 80% dos direitos econômicos do jogador, para que a qualquer momento o cedente possa participar de uma venda no futuro. Em uma transferência definitiva o jogador é transferido definitivamente para um novo clube e seu contrato com o clube cedente fica terminado e liberado.
 

Transferência para Empréstimo 


É uma transferência temporária em que o contrato entre o jogador e o clube que o transfere ainda é válido. Isso significa que, quando um jogador é transferido para outro clube por empréstimo, o contrato continua com o clube cedente e as cláusulas do mesmo continuam prevalecendo na relação contratual, embora seus efeitos permaneçam adiados pela duração do empréstimo.
 
Este tipo de transferência é feito mediante um acordo formal prévio entre o jogador na qualidade de empréstimo, o cedente e cessionário. Este documento contém a garantia escrita pelas partes em que se estabelece que o retorno do jogador será cumprido com o contrato anterior, suspenso em virtude do empréstimo.

Transferência de empréstimo onerosa


A transferência de empréstimos onerosos é uma transferência em que o clube cessionário paga um montante monetário ao clube cedente para emprestar um jogador. Na presente negociação ocorre a cessão dos direitos federativos do jogador, isto é, direito de inscrição no novo clube, mas não são transferidos direitos econômicos.

Transferência de empréstimo gratuita


Nesta classe de transferência o cedente empresta o jogador gratuitamente, sem cobrar ao cessionário nenhum valor monetário pelos direitos federativos do jogador. O clube cedente concede como empréstimo o jogador para que este se desempenhe em outro clube e possa demonstrar suas habilidades no futebol. Geralmente este tipo de transferência é realizado para que o jogador se prepare melhor.

Transferência de empréstimo com opção de compra


Este tipo de transferência é efetuado quando o clube cedente está disposto a conceder o empréstimo do jogador ao clube cessionário, a título oneroso ou gratuito; com a possibilidade de adquirir no futuro uma transferência definitiva desse jogador.
 

Jogador livre


Esta modalidade não é considerada como um tipo de transferência dentro do regulamento, mas ocorre com muita frequência no futebol profissional. Este caso é apresentado quando um jogador profissional termina o seu contrato de trabalho com um clube. O jogador tem a liberdade e o direito de negociar com qualquer clube que deseje contratar seus serviços.

Você já conhece os tipos de transferências que podem ser feitas na indústria do futebol, um mercado em que o preço de um jogador aumenta a cada temporada e, em algumas oportunidades, várias formas de contratação são procuradas para minimizar os custos envolvidos na transferência.

Tags: uainegocio

MAIS SOBRE NEGÓCIOS