Descobrir o melhor de Belo Horizonte

21/06/2019 13:47
Divulgação
(foto: Divulgação)
Parques, espaços culturais, centros que são patrimônio da humanidade, restaurantes, bares, botecos... Tudo isso e muito mais oferece Belo Horizonte a quem chega de carro, de ônibus ou de avião, porque, por exemplo, conseguiu passagens aéreas baratas a procura de uma temporada de descobrimentos e experiências inesquecíveis.
 
Esta cidade possui uma mistura de modernidade com ares interioranos; situada numa região com montanhas e cachoeiras, Belo Horizonte é a capital de Minas Gerais e um destino para o qual é possível chegar com as  companhias, conseguindo passagens aéreas baratas e viajando com todo o entusiasmo para conhecer uma cidade com farta vida cultural, importante patrimônio arquitetônico, belos mirantes, excelente circuito gastronômico, belas praças e museus muito interessantes.
 
Em Belo Horizonte moram aproximadamente dois milhões e meio de habitantes, que colaboram para transformar a cidade num destino turístico imperdível devido a essa hospitalidade mineira que convida a ter experiências fantásticas nesta terceira maior metrópole do Brasil.
 
O famoso arquiteto Oscar Niemeyer projetou, quando ainda era desconhecido, uma das construções emblemáticas da cidade: o Complexo Arquitetônico da Pampulha na década de 1940, um dos lugares mais visitados na ‘capital nacional dos botecos’, como também é conhecida Belo Horizonte devido aos mais de dez mil bares que existem por lá.
 
Nesses botecos é possível experimentar excelentes cachaças e diversos petiscos, entre eles, o delicioso pão de queijo mineiro. Mas também há muitos restaurantes que oferecem desde pratos da culinária local até pratos da gastronomia internacional. Há restaurantes franceses, italianos e de outras nacionalidades que têm no cardápio pratos refinados para todos os gostos e paladares.
 

Andar pela cidade depois de ter conseguido passagens aéreas baratas

 
Esta é uma cidade tão bem planejada que andar por ela é fácil e divertido. É recomendável fazer um planejamento para poder tirar proveito de cada instante, curtir, se divertir, aprender e ser feliz nessa temporada! 

Praça da Liberdade

Este parque possui jardins que foram inspirados no famoso Palácio de Versailles, na França. Nesta praça funcionou durante muitos anos a sede do poder de Minas Gerais. Andar pelos jardins, fazer um pique-nique e percorrer o circuito cultural nos prédios que antigamente eram usados pelas Secretarias de Estado, será uma experiência muito interessante. Aqui há uma concentração muito grande de centros culturais que atraem tanto a moradores quanto a turistas nacionais e estrangeiros:
 
  • Memorial Minas Gerais: as tradições mineiras estão lá. No passado este prédio abrigou a sede da Secretaria do Estado da Fazenda do Estado. Cenários virtuais e reais se misturam para contar a história desde o século XVIII.
  • Museu das Minas e do Metal: com dezoito salas, este museu possui um grande acervo sobre metalurgia e mineração, as atividades econômicas do Estado. A tecnologia é utilizada para apresentar o tema através de Dom Pedro II e a Imperatriz Teresa Cristina, além de outros personagens históricos que ganham vida com dita tecnologia.
  • Espaço do Conhecimento UFMG: este lugar tem uma programação bem diversa de oficinas, exposições e cursos. Por exemplo, no Planetário há filmes sobre astronomia, além de imagens sobre o universo. Os visitantes poderão também observar o céu através do telescópio que há no Terraço Astronômico.
  • Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte: este prédio foi sede da Secretaria do Interior do Estado, mas desde o ano de 2013 funciona como um importante espaço cultural, sendo um dos dez museus mais procurados pelos turistas no Brasil. Aqui acontecem apresentações musicais, exposições e espetáculos teatrais.

Viajar com a Gol ou com outras companhias aéreas para curtir o excelente circuito gastronômico

Os quitutes mineiros são de dar água na boca! É realmente muito complicado resistir às delícias mineiras como a mandioca frita e as costelinhas. Sobremesas combinadas com a deliciosa goiabada ou o doce de leite são imperdíveis. Há diversos lugares onde poder experimentar os sabores de Minas Gerais:
 
  • Mercado Central: tem mais de 400 lojas onde os sabores e os aromas se misturam agradavelmente. Queijos, ervas, doces, cachaças, tudo é possível de se encontrar por lá, tanto para comprar quanto para saborear. Não é por acaso que, semanalmente, são vendidas aproximadamente 300 toneladas de queijo! Há um local, no segundo andar, onde é obrigatório experimentar umas almôndegas feitas com carne de sol e recheadas com queijo. São uma delícia!
  • Sorveteria São Domingos: é a sorveteria mais antiga da cidade. Serve os melhores sorvetes desde o ano 1929 sempre com muito sucesso. Vale a pena experimentar os sabores de frutas como acerola, jabuticaba, abacate, manga e pinha. Todas as frutas são da fazenda da família, tudo muito gostoso!
  • Restaurante Glouton: mistura a culinária francesa com a culinária mineira, obtendo como resultado pratos muito pedidos pelos visitantes. Uma ampla carta de vinhos acompanha a lista de diversos pratos no cardápio.
  • Praça da Savassi: na realidade é uma praça onde se localizam diversos bares que colocam mesinhas na calçada. Lá é possível degustar os famosos pãezinhos de queijo, sanduíches e torresmos.

Compras e esporte também acontecem em Belo Horizonte

Além do Mercado Central, há outros lugares para fazer compras diversas, como por exemplo:
 
  • Feira Hippie: várias barraquinhas e muita movimentação para comprar tudo o que você imaginar. As compras se transformam em um passeio divertido.
  • BH Shopping: há diversas lojas com marcas nacionais e internacionais, além da praça de alimentação.
  • Pátio Savassi: uma mistura de marcas famosas e outras que estão nascendo no mundo da moda. Uma opção muito boa para quem gosta de roupa.
Para quem gosta de esporte, o Mineirão não pode ficar de fora numa viagem para Belo Horizonte: lá foi o jogo Brasil e Alemanha, quando aconteceu o 7x1 e Brasil ficou eliminado da Copa do Mundo 2014. Há visitas guiadas para poder conhecer os bastidores e os lugares onde transitam os jogadores. Se puder, assista a um jogo. Nesse estádio acontecem diversos clássicos brasileiros. Mas se não coincidir com a data da sua viagem, bem vale a pena uma visita ao Museu Brasileiro de Futebol.

MAIS SOBRE NEGÓCIOS