Gastos com vale-transporte são reduzidos em até 20% com o uso de software especializado

21/01/2019 07:00

Divulgação PBH
As empresas sentiram no bolso o reajuste de 11% no preço das tarifas do transporte público. (foto: Divulgação PBH)

 

Com o reajuste de 11% nas tarifas do transporte público em Belo Horizonte, anunciado em dezembro pela BHTrans, as empresas sentiram no bolso um aumento sólido referente ao montante dos vales-transporte de seus funcionários.

Os gastos com reajustes de passagem não dependem das empresas mas, gastos desnecessários com VTs acontecem de forma recorrente. Em média, as empresas gastam, por mês, 18% mais do que deveriam com passagens. Isso porque os funcionários, muitas vezes, não conhecem rotas alternativas de menor custo ou porque utilizam indevidamente o benefício.

Apesar de previsíveis, os gastos com vales-transporte costumam ser negligenciados pelas empresas que, frequentemente, não se preocupam ou tem dificuldades em realizar auditorias de gastos relacionados aos VTs dos contratados. E, em épocas como essa, onde é necessário um reequilíbrio nas contas, alguns desses empreendimentos podem ter complicações jurídicas por utilizarem métodos ilegítimos para rebalancear os gastos.

SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS INOVADORAS

Pensando em todas essas dificuldades, a VT Real, uma empresa de atuação nacional, surge com uma ideia do ramo da tecnologia: seu software com banco de dados próprio e um algoritmo inteligente e inovador, calcula a melhor opção de rota para cada funcionário e, dessa forma, fornece uma diminuição significativa nos gastos das empresas.


O CEO da companhia, Sérgio Sermenho, lança um alerta: “muitas empresas têm utilizado o artifício de aproveitar o saldo remanescente nos cartões como forma de redução de gastos com vale-transporte. Essa redução não é efetiva pois se torna recorrente e as empresas ainda pagam por esse serviço. Um dos nossos clientes obteve uma redução de 23 para 9% de saldo remanescente após a realização da auditoria, acabando por reduzir também o valor pago para recuperação desses créditos.”


Todos os resultados gerados pela Auditoria de Vale-Transporte da VT Real são apresentados por meio de relatórios que comparam os gastos antes e depois da auditoria realizada. Para a adequação de rotas, os funcionários recebem documentos individuais chamados “Declaração de Opção”, contendo todas as sugestões de novas rotas, assim, eles podem avaliar as alternativas, assinar e entregar o documento ao RH que, a partir daí, fará a carga de vales-transporte baseada na nova opção de rota, diminuindo quase imediatamente os gastos da empresa.

Além do serviço de auditoria, a empresa também disponibiliza acesso a um aplicativo web para consulta online. Disponível 24h por dia, o aplicativo é uma ótima ferramenta para que as empresas possam manter, de forma independente, a diminuição de gastos adquirida com a Auditoria de Vale-Transporte.

Divulgação
Sergio Sermenho e Ramon Marques, respectivamente CEO e CTO da VTReal. (foto: Divulgação)

Para empresas maiores, com uma grande quantidade de unidades de trabalho, a VT Real oferece também o Smart Transfer, um serviço em que o software utiliza-se de algoritmos de otimização para determinar o melhor local de trabalho para cada colaborador, levando-o a trabalhar mais perto de casa, oferecendo maior conforto e satisfação, e economia significativa para a empresa através da redução do custo do vale-transporte.

De acordo com Ramon Marques, CTO da VT Real, todos os algoritmos foram desenvolvidos pela equipe interna da empresa, assim como todas as bases de dados de rotas de transporte público, abrangendo ônibus, trens, metrô, barcas e outros.

Segundo o CTO, “O grande desafio técnico desse tipo de aplicação não é somente construir um sistema que permita realizar a roteirização, mas também que este possa ser adaptado e remodelado às mais diversas realidades de transporte que temos por todo o Brasil. Além disso manter todas as bases de dados e políticas tarifárias atualizadas exige-nos grande esforço”.

Ainda segundo Marques, muitas empresas se utilizam de serviços de roteirização disponibilizados na internet. No entanto esses não garantem o cálculo correto do benefício uma vez que não possuem algoritmos que tenham esse objetivo. Além disso a abrangências de informações de linhas de transporte nessas plataformas é bastante restrita. “O fato de termos domínio completo tanto dos algoritmos quanto das bases de dados nos dá segurança em garantir a acurácia dos resultados dos nossos sistemas, além de nos permitir expandir sem limitações”.

RISCO ZERO!

Um dos benefícios da Auditoria de Vale-Transporte realizada pela VT é o risco nulo do investimento. A VT Real garante: se não houver economia, o serviço não será cobrado, uma vez que a remuneração da empresa se dá sobre o sucesso na redução de custos com o benefício.

Empresas costumam ter, em média, uma diminuição de 20% nos gastos com vale-transporte após a auditoria. O que a VT propõe é que o serviço será pago de forma proporcional à economia conquistada.

Isto é, caso não haja diminuição nos gastos, você não precisa pagar pelo serviço e, em caso de diminuição dos gastos, a Auditoria de Vale-Transporte não significará nenhum custo extra para a empresa, o valor pago virá da readequação dos gastos com os vales-transporte. Assim, o investimento será feito uma única vez, mas o retorno será mensal.


MAIS SOBRE A VT REAL

A VT Real é uma startup, empresa pequena e inovadora, de forte base tecnológica. Criada em fevereiro de 2016 pela união dos sócios-fundadores Ramon Marques e Sérgio Sermenho, a startup surge com o objetivo de auxiliar empresas a enxergarem com clareza todos os gastos relacionados aos vales-transporte de sua equipe.

Por meio do serviço de auditoria e do acesso a um banco de dados próprio, sempre atualizado, a empresa proporciona economias expressivas e fáceis de manter, sem que isso represente perda de qualidade ou desconforto para os seus funcionários, os resultados são facilitados graças à contribuição do sócio-fundador e CEO da companhia, Sérgio Sermenho, que conta com 25 anos de experiência atuando no nicho de auditoria de vale-transporte.

Serviço:

Certificadora de vale transporte

Contato: (31) 3360-8480

Para mais informações acesse o site da VT Real clicando aqui. 


 

MAIS SOBRE NEGÓCIOS