Envolvimento de todos é essencial

por Estado de Minas 16/06/2018 22:03

Coca-Cola FEMSA Brasil/Divulgação
(foto: Coca-Cola FEMSA Brasil/Divulgação)
“Investir na qualidade de vida é também investir em produtividade. Colaborador satisfeito é sinônimo de melhor clima organizacional.” A frase é de Anna Paola Comini, gerente de recursos humanos da Coca-Cola FEMSA Brasil. Ela conta que a empresa sempre foi ativa em iniciativas que beneficiem seus funcionários. “Temos o cartão Gympass e a cooperativa interna que fazem convênios com academias para oferecer descontos aos colaboradores e um grupo de corrida que é o maior sucesso (para participar, o funcionário passa por avaliação física, para comprovar se está apto). Para incentivar ainda mais, a empresa paga as inscrições das provas de que participam.”


Anna Paola conta que o grupo de corrida proporciona encontro fora da empresa nos fins de semana, o que aumenta a união, ativa o networking, melhora a autoestima e estimula a vida saudável. “Tudo isso influencia na produtividade, nos ajuda (ela participa do grupo de corrida) a passar pela pressão do dia a dia.”


A gerente lembra, ainda, que há outras iniciativas da empresa, como a massagem laboral, uma sala de lazer e entretenimento com espaço para tênis de mesa e pebolim. “O campeonato de truco vai voltar, mas nada como o campeonato de futebol. Na fábrica de Itabirito é uma festa, com torcida organizada e tudo.”

MEDIDA CERTA Pontualmente, a organização oferece ações que também contribuem para a qualidade de vida de seus funcionários. Anna Paola destaca o programa Medida certa, em que uma nutricionista foi convidada a falar do consumo correto dos alimentos, iniciativa que fez surgir campeonato interno de redução de peso. “Os colaboradores se envolveram e acatamos algumas sugestões, como a mudança no cardápio das refeições, com menos carboidrato, mais opções de saladas e tipos diferentes de proteínas.” Em datas especiais, como o Dia Internacional da Mulher, uma aula coletiva no ritmo de zumba foi uma festa. E calorias foram queimadas.


Mas, independentemente da atividade física ou de lazer, a ordem é gastar energia e buscar o bem-estar também no ambiente de trabalho. “Há adesão dos colaboradores, eles buscam informações, veem com ótimos olhos as iniciativas da empresa, participam, são ativos, trazem sugestões, o que reflete no clima de cada área.”


Os benefícios são diferenciados e, claro, é um diferencial competitivo. Mas Anna Paola prefere não apontar a garantia da retenção de talentos, por exemplo. Ela afirma que o envolvimento é de todos e a interação entre colaboradores diretos e indiretos e prestadores de serviço é ponto alto entre tantos outros benefícios. 

Saúde é tudo

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 70% de todas as doenças que causam afastamento do trabalho estão diretamente ligadas ao sedentarismo e à obesidade. Otimize os resultados da sua empresa investindo na qualidade de vida de seus colaboradores:

 

  • 84% mais integração do time de colaboradores
  • 93% mais saudáveis, mais dispostos e disponíveis no dia a dia
  • 89% em economia de custos com a saúde dos colaboradores
  • 100% mais resultados, comprometimento e rentabilidade

Indicações:

  • Grupos de corrida corporativos
  • Grupos de caminhada
  • Eventos esportivos, torneios, seja de futebol, de vôlei etc.
  • Ginástica laboral
  • Avaliações físicas
  • Palestras
  • Quick massage: massagens rápidas
Fonte: M9 Esportes

 

MAIS SOBRE NEGÓCIOS