Aos 80 anos, a Orquestra Sinfônica Brasileira lança o disco 'OSB de casa'

Composições de Chiquinha Gonzaga, Joaquim Callado e João Pernambuco fazem parte do álbum com 22 faixas, disponível nas plataformas de streaming

Redação EM Cultura 10/04/2021 00:36


Cícero Rodrigues/divulgação
OSB lança em disco peças de série apresentada em 2020 (foto: Cícero Rodrigues/divulgação)
A Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) se reinventa em seus 80 anos, completados em 2020 em meio à pandemia que vem impedindo a realização de concertos presenciais. A “temporada digital” traz novidades, como o lançamento do discoOSB de casa – Clássica brasileira”, coletânea com 22 faixas.


Quinze dos mais importantes compositores do país estão contemplados no álbum, entre eles Joaquim Antônio Callado, o pioneiro do choro, com “Flor amorosa”; Chiquinha Gonzaga, a mulher que revolucionou a música popular no início do século 20, com a polca “Atraente”; e João Pernambuco, aclamado talento do violão brasileiro e companheiro de Pixinguinha no Oito Batutas, com “Sons de carrilhões”.


Realizadas entre setembro e dezembro de 2020, as gravações foram exibidas nas redes sociais da orquestra durante a “Série Clássica Brasileira”. O álbum está disponível nas plataformas de streaming. Em suas oito décadas, a OSB, que conta com 70 músicos, fez cerca de 5 mil concertos.

MAIS SOBRE MUSICA