Festival reúne talentos da viola brasileira nos fins de semana de abril

Domingo, o mineiro Pereira da Viola mostra sua arte ao lado de Ricardo Vignini. Previamente gravados, shows serão transmitidos pelo YouTube

Augusto Pio 09/04/2021 23:47

Marco Aurélio Prates/divulgação
Pereira da Viola leva a arte de Minas para o festival on-line (foto: Marco Aurélio Prates/divulgação)
Até 25 de abril, o projeto Violeiros do Brasil Festival On-line apresenta mestres da viola e convidados deles, com transmissão gratuita no YouTube. Neste sábado (10/4), vão tocar Marco “Passoca” Vilalba e Neimar Dias. No domingo (11/4), será a vez do mineiro Pereira Viola e de Ricardo Vignini.


Além da música, os instrumentistas contarão causos sobre a viola e as tradições desse instrumento, tão importante para a cultura popular do país. As apresentações começam às 20h, têm 50 minutos e são fruto do Projeto Memória Brasileira, criado por Myriam Taubkin.


Outras atrações serão Adelmo Arcoverde e Laís de Assis (17/4), Paulo Freire e João Paulo Amaral (18/4), Ivan Vilela e Bruno Sanches (24/4) e Roberto Corrêa e Cacai Nunes (25/4). Os shows foram gravados.


Myriam Taubkin diz que o projeto busca valorizar a riqueza do instrumento. “Cada artista convidado tem uma característica importante no cenário da viola brasileira. Do Nordeste ao Sudeste, regiões nas quais o instrumento faz parte do cotidiano, tocadores mostram a força, as tradições e a modernidade da viola”, afirma. Myriam enfatiza que esse universo é extremamente relevante para a compreensão da música brasileira.


O repertório terá composições de Heitor Villa-Lobos, Vivaldi, Bach, Ernesto Nazareth e Baden Powell, entre outros artistas. Transmissão gratuita no YouTube https://www.youtube.com/taubkinmy)

MAIS SOBRE MUSICA