Festival Rec-Beat anuncia o line-up da edição virtual de 2021

O festival, que celebra anualmente o carnaval de rua, estreia no formato on-line em 14 de fevereiro com shows gravados em locais históricos

Correio Braziliense 26/01/2021 15:12
Carlos Sales/Divulgação
(foto: Carlos Sales/Divulgação)
O festival Rec-Beat, que este ano celebra o carnaval no formato digital, anunciou o line-up com as atrações da edição de 2021. Com performances gravadas de Karol Conká (que está confinada no Big brother Brasil 21), Mateus Aleluia, MC Troia, Getúlio Abelha, O Terno, Luiza Lian, Spokfrevo Orquestra, Ilú Obá de Min e Céu, o evento está marcado para 14 de fevereiro, domingo de carnaval, com transmissão gratuita na página do YouTube do festival.

Festa de carnaval on-line

Os apresentadores China e Roberta Estrela D'Alva comandam a festa, que terá mais de cinco horas de duração, trazendo para o digital o conteúdo cinematográfico registrado em lugares importantes de São Paulo e de Recife, duas cidades que costumam receber os maiores carnavais de rua do país.

Entre as locações usadas na gravação, estão o Marco Zero, no Recife, e o Largo do Paissandu, em São Paulo. Nos intervalos dos shows, serão exibidas performances compactas, em formato de drops de poesia, dança e música. Se apresentam na programação de drops a poeta Kimani; a premiada escritora e também poeta Luna Vitrolira; a cantora e compositora Alice Marcone, com o queernejo; a violeira pernambucana Laís de Assis; o premiado bailarino e coreógrafo Rubens Oliveira; além da poesia de Adelaide Santos e uma homenagem ao emblemático poeta Miró da Muribeca.



A realização desta edição é resultado de uma associação da Rec-Beat Produções com Digo Amazonas (Ao Redor Produções) e João Bagdadi (selo RISCO). A produção do conteúdo audiovisual é da Panamá Filmes, com direção de Filipe Franco e duo Cinza.

Programação

Karol Conká
A rapper se apresenta na Pinacoteca de São Paulo, com canções do último álbum, Ambulante. Com sonoridade que une batidas eletrônicas com referências da ancestralidade africana, as canções carregam rimas diretas, irônicas e firmes.

Céu

No topo de um edifício no centro da capital paulista, acompanhada por Pupillo e Lucas Martins, a cantora apresenta um show intimista com os hits dos mais de 15 anos de carreira. O show também conta com faixas do mais novo álbum, Apká, trabalho em que une referências do reggae e da psicodelia ao pop eletrônico.

Mateus Aleluia

Gravando no interior da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, território de resistência e articulação das culturas negras na cidade de São Paulo, Mateus Aleluia, dono do disco Olorum, apresenta um espetáculo inédito acompanhado do Maestro Ubiratan Marques e pelo percussionista Vitor da Trindade.
O Terno

O Viaduto Santa Ifigênia, em São Paulo, recebeu o show dos paulistas de O Terno, que criam pontes entre a MPB e os gêneros como jazz e rock. O trio, formado por Tim Bernardes (na guitarra e voz), Guilherme (no baixo) e Biel Basile (na bateria), toca faixas do quarto álbum da carreira, , lançado no ano passado.

SpokFrevo Orquestra

O Marco Zero, um dos espaços tradicionais do carnaval pernambucano, foi o local escolhido para a apresentação da orquestra responsável por levar o frevo para festivais ao redor do mundo, do Roskilde, na Dinamarca, ao tradicional Montreaux, na Suíça, entre outros. Com regência do Maestro Spok à frente de 17 músicos, a orquestra dá ao frevo um tratamento diferenciado, com arranjos modernos e harmonias que buscam a liberdade de expressão em improvisos, por influência do jazz.

A famosa escadaria do Theatro Municipal foi palco para a cantora, compositora e artista visual, que se apresenta ao lado de Charles Tixier, em uma performance que une espiritualidade e realidade urbana com repertório dos discos Azul moderno e Oyá tempo, e uma música inédita.

MC Troia

Gravado no Cais da Alfândega, onde ocorre tradicionalmente o Rec-Beat, o fenômeno recifense do brega-funk realizou a performance acompanhado de dançarinas de passinho, para levar ao público um dos gêneros mais populares do país atualmente.

Ilú Obá de Min

O show do Ilú Obá de Min foi registrado no Largo do Paissandu, na capital paulista, tradicional espaço do carnaval de rua de São Paulo. O grupo, referência na cultura negra do Brasil, é conhecido pelos cortejos realizados nas ruas de São Paulo. Eles trazem diversas manifestações culturais negras, como o maracatu, o batuque, o coco, o jongo, entre outras.

Getúlio Abelha

Usando como palco a Praça Antônio Prado, em São Paulo, Getúlio Abelha une a música às experiências no teatro. Revelação da cena independente brasileira, ele criou uma apresentação que une forró tradicional, pop (com atitude punk) e eletrônico. Entre as referências temáticas no trabalho do cantor, estão questões de gênero, sexualidade e classe social, além de referências da música tradicional nordestina. Ele prepara o lançamento do primeiro disco para este ano, e acaba de fazer uma participação no disco de Pabllo Vittar, em dueto com Amor de quê?.

Serviço
Festival Rec-Beat - SP 2021 - Edição on-line
Por transmissão no canal do YouTube do festival. Em 14 de fevereiro, a partir das 15h. O festival tradicional transmite shows gravados de Karol Conká, Mateus Aleluia, MC Troia, Getúlio Abelha, O Terno, Luiza Lian, Spokfrevo Orquestra, Ilú Obá de Min e Céu em pontos importantes das cidades de São Paulo e Recife, levando para o digital a experiência dos shows de rua. Gratuito. Livre.

MAIS SOBRE MUSICA