Milton Nascimento e Tiago Iorc cantam Beatles em série da HBO

Gravação de 'While my guitar gently weeps' está no segundo episódio da nova temporada de Clubversão latino, que estreia nesta quarta (28) no Cinemax

Mariana Peixoto 23/10/2020 04:00
HBO/DIVULGAÇÃO
Milton Nascimento e Tiago Iorc gravaram While my guitar gently weeps, dos Beatles. Registro está no segundo episódio da nova temporada de Clubversão latino  (foto: HBO/DIVULGAÇÃO)

Em 2017, Milton Nascimento e Tiago Iorc se uniram, lançaram uma canção e fizeram uma turnê, Mais bonito não há. Pois outro registro dessa parceria só vem à luz agora. Foi naquele mesmo ano que mestre e discípulo se reuniram para em um só dia gravar While my guitar gently weeps, canção de George Harrison lançada pelos Beatles em 1968.

O encontro está na segunda temporada de Clubversão latino, série documental produzida pela HBO, que lança nova leva de 13 episódios na próxima quarta (28), no canal Cinemax. A ideia parece simples, mas exigiu uma logística e tanto. 

Ao longo de um único dia (para cada episódio, claro), cantores e músicos brasileiros e latinos se encontraram em um estúdio em São Paulo para gravar uma versão de um clássico, que foi definido anteriormente pela produção do programa.

O primeiro episódio marca o encontro da baiana Xênia França com o cubano Ibrahim Ferrer Jr. e o violoncelista Jaques Morelenbaum. Milton e Iorc estão no segundo. A temporada ainda traz os brasileiros Zeca Baleiro, Fernanda Abreu, Margareth Menezes, Tássia Reis, Mat’Nália, Black Alien, Teresa Cristina e Zélia Duncan, a mexicana Carla Morrison, o colombiano Manuel Medrano e as argentinas Sandra Mihanovich e Loli Molina. O time grava Caetano Veloso, Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Tom Zé e Rita Lee, entre outros.

“Os encontros saíram do âmbito da TV e foram para uma coisa mais de cinema. Alguns dos cantores se conheciam, outros somente horas antes do programa. O Milton e o Tiago já tinham o desejo de fazer uma música juntos, o que aconteceu depois das gravações do programa”, conta Alessandra Dorgan, diretora-geral da série.

Quem amarrou os encontros foi o produtor e músico Fábio Pinczowski, que atua na direção artística de Clubversão. As gravações ocorreram em seu estúdio, 12 Dólares, em São Paulo. “(Montar o elenco de convidados) Foi um quebra-cabeças bem divertido. Nesta temporada, o recorte era trazer para os brasileiros um casting latino. O Brasil é como uma ilha no continente, muito perto e ao mesmo tempo distante (dos outros países latinos). Então, encaramos como um dever unir a cultura deles com a nossa.”

Os episódios têm desenvolvimento semelhante. Pela manhã, os convidados chegam ao estúdio e passam um período conversando com Pinczowski na cozinha, falando de música de maneira descompromissada. “Levamos até um piano para a cozinha, deixamos uns instrumentos lá para ajudar no mesmo da gravação.” Somente em um segundo momento o grupo vai para o estúdio para dar início ao registro inédito.

O preciosismo foi tamanho que Pinczowski montou uma banda diferente para cada episódio – ao todo, a série apresenta em torno de 60 cantores e instrumentistas. “Não necessariamente os músicos têm a ver com os cantores. Às vezes há umas maluquices, de gerações e estilo musica diferentes, para dar uma ignição de criatividade.”

A sambista Teresa Cristina e Manuel Medrano encararam a função de versionar Eu também quero beijar, de Pepeu Gomes; Xênia, Ibrahim Ferrer e Morelenbaum registraram Caballo viejo (Simón Diaz), uma das canções mais populares do folclore venezuelano. As canções da primeira temporada estão disponíveis em clipes no YouTube. Pelo menos neste momento não há projeto de lançar o material nas plataformas digitais de música.

>> CLUBVERSÃO LATINO
Série em 13 episódios. Estreia quarta (28), às 18h, no canal Cinemax e na HBO Go 

MAIS SOBRE MUSICA