Gilberto Gil comemora 78 anos com live junto aos filhos músicos

No sítio do clã musical, faz show com participação de Preta Gil, Nara Gil, Bem Gil, José Gil... e mediação de Bela Gil

Rodolfo Bourbon 26/06/2020 13:43
Reprodução/Instagram
(foto: Reprodução/Instagram)

No começo, as apresentações eram intimistas. Voz e violão, via Instagram, com uma qualidade de som não das melhores. Apenas os artistas sertanejos esbanjavam grandes estruturas - alguns foram até alvos de críticas, por causarem aglomerações. Passados mais de 100 dias de isolamento social e um sem-fim de lives, artistas e bandas de todos os gêneros agora montam pomposos shows virtuais para matar a saudade dos palcos e do público, arrecadar com patrocinadores e angariar doações. Gigantes da MPB também cederam à moda (passageira ou permanente?). Nesta sexta-feira (26), um dos maiores deles faz a festa, literalmente: é com live que Gilberto Gil comemora seus 78 anos de vida.
E o baiano estará muito bem acompanhado. No sítio do clã musical, faz show com participação de Preta Gil, Nara Gil, Bem Gil, José Gil... e mediação de Bela Gil. “É inédito e curioso, pois tem toda essa coisa de ser diferente do normal. Não tem palco, é a minha casa, não tem público, mas tem a família”, declarou. O público poderá presentear o aniversariante por meio de doações via QR code, destinadas a duas instituições de apoio a profissionais da música: Apoie Um Freela e Backstage Invisível.

A celebração, batizada de Fé na festa do Gil, será às 20h, no canal do artista no YouTube. Na mesma plataforma, às 18h30 do domingo, outro monstro sagrado estreia nas lives. Milton Nascimento revisita os grandes sucessos da carreira solo e do Clube da Esquina, pelo qual estrelou recentemente uma série no Canal Brasil, resgatando os tempos de parceria com Lô Borges, Beto Guedes, Flávio Venturini e outros artistas mineiros. Também mostra o trabalho recém-lançado com Criolo, Existe amor, que teve participação do virtuoso pianista pernambucano Amaro Freitas na canção Cais.

Fafá de Belém e Elba Ramalho (sábado), Alceu Valença e Tom Zé (domingo) também promovem lives. O rock será representado pelos Titãs (sexta-feira) e Skank (amanhã). Letrux (sexta-feira), Pabllo Vittar, Daniela Mercury e Gigantes do Samba (domingo) - parceria entre Alexandre Pires e Luiz Carlos, do Raça Negra - são outras boas pedidas.

MAIS SOBRE MUSICA