Maestro Zubin Mehta se despede da Filarmônica de Israel com concerto

Aos 83 anos e sofrendo de câncer, maestro regeu a orquestra pela última vez no domingo (20). Ele subiu ao palco com auxílio de uma bengala e foi homenageado no final

Estado de Minas 22/10/2019 06:00
DANIEL MIHAILESCU/AFP
De origem indiana, Zubin Mehta era o diretor artístico da orquestra israelense desde 1977 (foto: DANIEL MIHAILESCU/AFP)

O maestro indiano Zubin Mehta, de 83 anos, regeu seu último concerto no domingo passado (20), em Tel Aviv, como diretor da Filarmônica de Israel. Ele deixa o cargo depois de 50 anos. No ano passado, Mehta foi diagnosticado com câncer e atualmente ele se recupera de uma cirurgia para retirada de um tumor. Mehta subiu ao palco do eatro Charles Bronfman com o auxílio de uma bengala e dirigiu a orquestra sentado. A plateia, que lotou o teatro, o aplaudiu por um longo tempo.

"O que essa orquestra me deu, me ensinou, não apenas esta geração (de músicos), mas todas as anteriores ei não posso descrever", disse o maestro, profundamente comovido, durante o intervalo do programa, que inclui o Concerto para piano número 2, de Liszt, e a segunda sinfonia de Mahler, Ressurreição. "Eu não entendo direito o que está acontecendo. Provavelmente vou tomar consciência de tudo hoje à noite, no voo para Los Angeles".
No final do concerto, Zubin Mehta e sua esposa receberam colares de flores, numa referência às origens indianas do regente. O maestro também recebeu o título de Diretor Musical Emérito da orquestra, que agora ficará a cargo do israelense Lahav Shani, de 30.

Zubin Mehta foi nomeado consultor musical da Orquestra Filarmônica de Israel em 1969. Tornou-se diretor artístico em 1977, cargo conferido de forma vitalícia em 1981. Ele regeu a orquestra em mais de 3 mil concertos em Israel e em outros países de todos os continentes, segundo sua biografia oficial.

Ao longo de sua extensa carreira, Mehta também foi diretor musical das orquestras filarmônicas de Los Angeles e Nova York. Nascido em Mumbai, na Índia, em 1936, é filho de Mehli Mehta, que fundou a orquestra sinfônica de Bombaim. Com seu irmão Zarin, Zubin Mehta é codiretor da Mehli Mehta Music Foundation em Mumbai, que ensina música clássica ocidental para crianças.






MAIS SOBRE MUSICA