Fenac: canção homenageia compositor morto em Brumadinho

Na etapa seletiva do Festival Nacional da Canção em Coqueiral, 'Pequeno grão de areia' avançou na disputa. Filha de 13 anos do homenageado se emocionou no palco

por Redação EM Cultura 11/08/2019 16:17

O cantor Zé Geraldo se apresenta no Fenac em Coqueiral
Ivan Moutinho/Divulgação (foto: O cantor Zé Geraldo se apresenta no Fenac em Coqueiral)

Na etapa seletiva realizada em Coqueiral, na última sexta (9) e sábado (10), o Festival Nacional da Canção (Fenac) selecionou as composições Cacau Morena (Natália Freitas; Barbacena); Espada ligeira (Banda Caldêra; Belo Horizonte), Incelência ao Sertão (Ronaldo Tobias; Montes Claros) e Pequeno grão de areia (Sanrah; Brumadinho). Essa última é de autoria de Sanrah e Marcos Aranha do Brasil e homenageia Denilson Silva, uma das vítimas da tragédia do rompimento da barragem em Brumadinho.

 

A escolha da música foi acompanhada por sua filha, Mariana Nascimento, de 13 anos, que participou da apresentação e deixou o palco emocionada. O encerramento da etapa de Coqueiral teve show do músico Zé Geraldo. O 49º Fenac terá ainda seletivas em Barroso, Três Pontas e Nepomuceno, antes da semifinal e da final, previstas para Boa Esperança, em setembro.


Este ano, o maior festival de música do Brasil recebeu cerca de 2 mil músicas inscritas, com ritmos e sotaques de vários cantos do país. Cento e vinte canções foram selecionadas para as etapas classificatórias. O 49º Fenac distribui R$ 230 mil em prêmios e o cobiçado troféu Lamartine Babo.

 

A novidade nesta edição é que compositores também de fora do país estarão no festival. Músicos que moram em Kiev, na Ucrânia, e em Nova York, nos Estados Unidos, participam pela modalidade online.


Na próxima semana, nos dias 16 e 17 de agosto, o Fenac desembarca na cidade de Barroso. Em Três Pontas, o festival acontece nos dias 23 e 24 de agosto; e em Nepomuceno, 30 e 31 de agosto, com os shows de Don e Juan e Renato Teixeira e Banda. Boa Esperança recebe o 49º Fenac nos dias 5, 6 e 7 de setembro. Serão realizadas na cidade as semifinais e a grande final.

 

No sábado (7/9), o show de encerramento será com Guilherme Arantes. O Festival Nacional da Canção nasceu em 1971, no auge dos festivais no Brasil, e desde então acontece ininterruptamente, levando boa música, além de muita diversão para as cidades mineiras. E neste ano não será diferente: grandes talentos estão sendo esperados no maior festival de música do país. Toda a programação está disponível no site do festival.

MAIS SOBRE MUSICA