Filarmônica escolhe nesta terça (18) vencedor do festival Tinta Fresca

Concerto na Sala Minas Gerais traz no repertório quatro peças do evento dedicados a novos compositores. Apresentação tem entrada franca

por Mariana Peixoto 18/06/2019 10:08
Lívia Aguiar/Divulgação
Compositores Marcelo Dino, Acácio Piedade, Felipe Vasconcelos e Igor Maia (foto: Lívia Aguiar/Divulgação)

Felipe Vasconcelos, compositor belo-horizontino de 33 anos, criou uma espécie de anagrama para homenagear o francês Claude Debussy (1862-1918). Cada ano sem Debussy: Dez versos sobre o seu nome é a peça com que Vasconcelos concorre na edição 2019 do Tinta Fresca, festival criado pela Orquestra Filarmônica de Minas Gerais para fomentar a criação musical sinfônica. A final será nesta terça (18), na Sala Minas Gerais.

 

“Cada letra do nome dele pode ser traduzida como uma nota”, explica Vasconcelos. Na cifragem, o d é a nota ré; o e a nota mi, o b o si bemol, o u (do francês ut) é o dó, o s o mi bemol e o sy se tornou o si. “Essas notas aparecem tanto melodicamente quanto simultaneamente em formato de acordes”, continua o compositor, que resolveu homenagear o francês impressionista fazendo citações de várias peças dele misturadas com suas próprias melodias.

 

Vasconcelos é um dos quatro finalistas (o único mineiro) do festival dedicado a composições inéditas de música erudita. Ele concorre com os paulistas Acácio Piedade (com a obra Linhagens), Marcelo Dino (vencedor da oitava edição do Tinta Fresca, concorre desta vez com Sama) e Igor Maia (com Quatro peças orquestrais).

 

“A carreira de um compositor é difícil no Brasil. Normalmente seguimos a carreira acadêmica, o que é minha intenção. Mas continuarei compondo”, comenta Vasconcelos, que já chegou a duas finais de edições anteriores do festival.

  

Sob a regência do maestro Marcos Arakaki a Filarmônica vai executar, nesta noite, as quatro peças finalistas (selecionadas a partir de 39 partituras inscritas por autores de dez estados). Ao final do concerto, os jurados – os compositores André Mehmari, Guilherme Nascimento e Liduino Pitombeira –, o maestro e a orquestra escolhem a obra vencedora.

 

Seu autor receberá a encomenda de uma nova composição a ser interpretada na temporada 2020 da Filarmônica.


TINTA FRESCA

Concerto de encerramento do festival. Nesta terça (18), às 20h30, na Sala Minas Gerais, Rua Tenente Brito Melo, 1.090, Barro Preto, (31) 3219-9000. Entrada franca (retirar os ingressos na bilheteria).


MAIS SOBRE MUSICA