Djonga celebra a negritude, ataca o racismo e faz show histórico em Belo Horizonte

Rapper mineiro comemora o fato de cantar como astro na Savassi, onde já foi confundido com ladrão. Público ovacionou a família do músico, abriu imensa roda bate-cabeça no meio do KM de Vantagens Hall e também fez parte do espetáculo

por Ângela Faria 21/04/2019 22:00
Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

Foi apoteótico – sem exagero. O rapper belo-horizontino Djonga, de 24 anos, fez um show impressionante no KM de Vantagens Hall, neste domingo (21), para marcar o lançamento de seu terceiro disco, 'Ladrão'. Fenômeno do hip-hop nacional e com 10 faixas inéditas, o álbum chegou às redes em 13 março e já bateu 40 milhões de visualizações no YouTube e Spotify, entre outras plataformas. Em 22 de março, os ingressos para a apresentação se esgotaram em apenas seis horas.

Ver galeria . 10 Fotos Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press )


Conhecido por letras contundentes contra o racismo, a exclusão social e a desigualdade – marcas registradas da sociedade brasileira –, Djonga deixou claro que seu show seria, antes de tudo, um ato político. Lembrou que ainda muito jovem, garoto negro, era obrigado a deparar com "madames escondendo bolsas" e tios "subindo vidros do carro" quando ele circulava pela Savassi, na Região Centro-Sul de BH, onde fica o KM de Vantagens Hall. Fez questão de cobrar R$ 10 pela entrada de seu show. "Tô no palco da área deles. Eles têm que entender que os filhos deles me amam. As filhas deles me amam. Trabalhei para isso. Sou ladrão mesmo, mas outro tipo de ladrão", afirmou, ovacionado pelo público, referindo-se à faixa-título de seu novo álbum. Em entrevistas, ele cita sempre a metáfora de Robin Hood, que tira dos ricos para devolver aos pobres e pretos, "que construíram o Brasil".
 
"Meto a mão no seu bolso, playboy e patricinha, mas para devolver para quem construiu essa porra aqui. Quem construiu este lugar (KM de Vantagens)? O cara lá do Mangabeiras, o rico? Não, foi o humilde trabalhador, a humilde trabalhadora que vieram lá de longe do Brasil", afirmou. "O ingresso de hoje custou R$ 10. Muitas pessoas morreriam sem pisar aqui dentro se não fosse isso", disse o rapper, lembrando que todos os jovens ali "estão na correria" como ele, lutando para sobreviver. "(Chegamos aqui) sem precisar de revólver, sem ir pra boca (de fumo), sem roubar os outros", afirmou, ovacionado pelos fãs, mais uma vez.
 
Na tarde deste 21 de abril, o KM de Vantagens Hall, com capacidade para 5,5 mil pessoas, foi palco tanto de Djonga quanto de jovens negros. A música do rapper tanto celebra o orgulho e as vitórias dessa juventude quanto denuncia a violência contra os cidadãos da periferia e favelas no país. "Que porra de país é este? Dá 80 tiros e fala que confundiu?", disse o rapper em referência à recente tragédia ocorrida com um músico negro no Rio de Janeiro.

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
O filho, Jorge, o pai, Ronaldo, e a avó, Maria Eni, subiram ao palco com Djonga (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)

O show começou com um samba, a capela:"Respeite quem pôde chegar/onde a gente chegou". Depois veio 'Hat-trick':"Abram alas pro rei/abram alas pro rei/ me considero assim/ pois só ando entre reis e rainhas", hino do empoderamento dos jovens negros. Djonga recebeu vários convidados que participaram de seu disco: Felipe Ret, Sidoka, MC Kaio, Chris, Doug Now e Coyote Beatz, que levantaram o público. Um dos momentos mais bonitos foi quando ele levou para o palco o pai, Ronaldo Marques, a avó, Maria Eni, e o filho, Jorge, de 2 anos, logo depois de cantar 'Bença', faixa de 'Ladrão' dedicada à família e à luta da avó para criar as filhas. Dona Maria Eni, chorando, estava de terço na mão. A linda faixa, aliás, é encerrada com uma bênção dela para o neto e os ouvintes. O público veio abaixo neste "momento família". Rosângela, a mãe de Djonga, chegou abraçada ao rapper em outro momento, quando ele cantou 'A música da mãe', cujo clipe viralizou na internet – lançado em agosto, são 15,4 milhões de views até agora.

O público cantou absolutamente todos os raps do set list. As "pedradas" – 'Hat trick', 'Ladrão', 'Atípico', 'Ufa' e 'Esquimó', entre várias outras dos discos 'Heresia' (2017), 'O menino que queria ser Deus' (2018) e 'Ladrão' (2019) – se juntaram às românticas – 'Tipo', 'Solto' e a recente 'Leal', essa última dedicada por Djonga ao amor de sua vida, a estudante de cinema Malu Tamietti. Detalhe: com um "casa comigo" ao vivo e em cores.



SENSACIONAL
O momento mais poderoso do show foi a parceria de Djonga com os fãs em 'Olho de tigre', o megahit do rapper mineiro cujo refrão, "Sensação/ Sensacional/ Sensação/ Sensacional/ Firma/ Firma/ Fogo nos racista (sic)", se tornou marca registrada do rapper mineiro. O KM de Vantagens Hall tremeu (de verdade) enquanto o público cantava e pulava junto com Djonga. Ele pediu e a plateia atendeu, abrindo impressionante roda de bate-cabeça, de fora a fora da quadra. A máscara que remete à Ku Klux Klan foi pisoteada pela multidão. Esse foi apenas um dos vários momentos em que o público acompanhou o rapper: pôs as mãos para o alto, fez o "gesto pantera negra", pulou e rimou a valer. O presidente Jair Bolsonaro foi xingado a valer. "Vamos mudar o mundo, baby", convocou Djonga ao cantar 'Falcão', que fecha seu novo álbum.

O rapper mineiro trouxe um convidado pra lá de especial ao show em sua cidade natal: Yuri Marçal, humorista negro que vem chamando a atenção do país com o stand up 'Coisa de preto'. As boas piadas do jovem carioca têm o racismo como alvo.

Visivelmente emocionado, Djonga fez um show histórico na "área dos boy", comprovando, mais uma vez, a força do rap mineiro – nunca é demais lembrar que o Duelo de MCs, referência do hip-hop nacional, chega agora à 11ª edição.

Mais uma vez ovacionado, Djonga convocou aquela multidão de jovens a ter orgulho de suas raízes, de sua origem e de sua cor. "Nunca se esqueçam de onde vieram. Daqui a pouco, você pode morar no Mangabeiras, no Leblon. Se foi dífícil chegar, não importa. Lembre-se de onde tudo começou, sempre. Árvore sem raiz não dá fruto", afirmou Djonga. Suas últimas palavras, neste domingo de Inconfidência Mineira, vieram do rap 'Esquimó'. A letra diz assim: "Sujeito homem fala/ Não manda recado/ Lei do cuidado, onde conversa fiado/ Onde tem quem acha graça zoar viado/ Eu acho engraçado um racista baleado/ Eu sou macumba/ o rival amaldiçoado/ Largando linhas/ Pra nem morto ser calado/ Largando linhas/ Pra nem morto ser calado."

MAIS SOBRE MUSICA