Festival de violoncelos promove concertos em Ouro Branco e BH

Esta é a sexta edição do evento com dois concertos previstos para esse fim de semana

por Augusto Guimarães Pio 19/04/2019 11:41
André Fossati/Divulgação
Orquestra de Câmara do Sesiminas será a atração desta sexta-feira (foto: André Fossati/Divulgação)

Idealizado pelo professor Matias de Oliveira Pinto e promovido pela Casa de Música de Ouro Branco, o Festival de Violoncelos chega à sexta edição, iniciada no dia 13 naquela cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Dois concertos estão previstos para o fim de semana: nesta sexta-feira (19), às 20h30, na Capela de Santana da Fazenda Pé do Morro, em Ouro Branco, e no sábado (20), às 16h, no Museu das Minas e doMetal, em BH.

O concerto dessa sexta contará com a Orquestra de Câmara do Sesiminas. “A regência será do maestro Marco Antônio Maia Drumond e o evento terá a participação de professores do festival. O programa é mais focado na tradição ocidental da música erudita de concerto, com peças de Joseph Haydn e Antônio Vivaldi. A noite será aberta com a Sinfonieta Ouro Branco (Sinfonietta Terza), de Ernani Aguiar”, informa Kênia Libânio, coordenadora pedagógica da Casa de Música de Ouro Branco.

Os solistas serão Matias de Oliveira Pinto, em Concerto para violoncelo em dó maior, de Haydn; Kayami Satomi e Eduardo Swerts, no Concerto para dois violoncelos em sol menor, de Vivaldi; e Julia Wasmund, no Concerto para violoncelo em ré maior.

No sábado, o encerramento ficará por conta do Ensemble do Festival de Violoncelos, que executará criações de Beethoven, Dvorak, Mendelssohn, Tom Jobim e Dominguinhos.O percussionista Cesar Traldi fará participação especial.

Kênia Libânio ressalta a importância do festival para os alunos da Casa de Música. “O evento traz a Minas violoncelistas de várias partes do Brasil, além da América do Sul e da Europa”, informa. Entidade sem fins lucrativos, a Casa de Música de Ouro Branco desenvolve ações na área de ensino e divulgação do repertório erudito.

Criada em 2001 por um grupo de professores e pais de alunos, a entidade tem o propósito de criar alternativas de inserção social, incentivar o intercâmbio cultural e estimular a carreira de jovens instrumentistas. A Casa de Música de Ouro Branco, que conta com patrocínio da Gerdau e da Milplan Engenharia, é apoiada pelo Fundo da Infância e Adolescência (FIA).

6º FESTIVAL DE VIOLONCELOS DE OURO BRANCO
- Sexta-feira (19), às 20h30, concerto na Capela de Santana da Fazenda Pé do Morro, em Ouro Branco. Entrada franca
- Sábado (20), às 16h, encerramento no Museu das Minas e do Metal, na Praça da Liberdade, s/nº, em BH. Entrada franca

MAIS SOBRE MUSICA