Ivan Lins e Gilson Peranzzetta participam de homenagem a Célio Balona

Trio vai se apresentar na quarta-feira (3), no CCBB. Repertório reunirá canções dos dois convidados que se tornaram clássicos da MPB

por Augusto Guimarães Pio 02/04/2019 09:12
Marcia Moreira/divulgação
Quarta-feira, Ivan Lins e Gilson Peranzzetta vão cantar no CCBB (foto: Marcia Moreira/divulgação)


Ivan Lins e Gilson Peranzzetta vêm a BH, na quarta-feira (3), participar do show que comemora os 80 anos de vida e 65 de carreira do músico mineiro Célio Balona. O contrabaixista Kiko Mitre é outro convidado da noite.

O primeiro encontro de Célio, Ivan e Gilson ocorreu na década de 1970, durante as gravações do disco Saudade, do cantor e compositor Tino Gomes, produzido por Ivan Lins. “Sempre fui grande admirador do Balona. Ele é referência, principalmente para os instrumentistas mineiros. E, com certeza, influenciou muita gente pelo Brasil”, afirma Peranzzetta.

Uma das canções do show de amanhã será Setembro, parceria de Ivan e Gilson. “Essa música foi incluída nas trilhas sonoras da premiada série norte-americana Dallas e do filme Os donos da rua, dirigido por John Singleton. Nós e o Kiko Mitre vamos tocar Chiquilín de Bachín (Astor Piazzolla), Wave (Tom Jobim), The days of wine and rose (Henry Mancini) e Explode coração (Gonzaguinha)”, revela Peranzzetta.

“Posteriormente, convidaremos o Ivan para cantar conosco Guarde nos olhos, música dele com Vitor Martins. Em seguida, eu e Ivan faremos Temporal (parceria dos dois), Ai, ai, ai e Vitoriosa (de Ivan e Vitor Martins), além de Madalena (Ivan Lins e Ronaldo Monteiro de Souza)”, conta Peranzzetta. Com a participação de Balona, o grupo apresentará Lembra de mim e Abre alas, canções de Ivan e Vitor Martins. “O resto é segredo. Será surpresa”, brinca o pianista, acordeonista e compositor carioca.

EUA 


Citado pelo aclamado produtor norte-americano Quincy Jones como um dos arranjadores mais importantes do mundo, Peranzzetta tem cerca de 200 músicas gravadas. Várias fizeram parte de discos de George Benson, Barbra Streisand, Ella Fitzgerald, Sara Vaughan e do próprio Quincy.

“Devo ter gravado mais de 50 discos, com certeza. Confesso que não sei o número exato. No Brasil, Ivan Lins, Djavan, Leny Andrade e Leila Pinheiro, entre outros, gravaram minhas composições”, orgulha-se Peranzzetta.

Provocado a listar suas composições de que mais gosta, Gilson cita Love dance, parceria dele com Ivan Lins e Paul Williams, lançada por Quincy Jones no álbum Give me the night, de George Benson. “Essa teve mais de 200 regravações. A minha versão predileta é a de Nancy Wilson, guitarrista, cantora e compositora norte-americana”, conta.

“Também adoro Setembro, composta em 1980, que ganhou versão marcante no álbum Back on the block, de Quincy Jones, com participação de Sarah Vaughan, George Benson e do grupo vocal Take 6.  Peranzzetta destaca também Obsession, composta por ele e Dori Caymmi. “A melhor versão é a de Sarah Vaughan, no álbum Brazilian romance, produzido por Sérgio Mendes com arranjos do próprio Dori”, lembra.

Ele também chama a atenção para Sorriso de luz, parceria com Nelson Wellington. “Essa ganhou uma versão espetacular na voz de Djavan. Pra mim, ela tem a química perfeita entre letra e melodia.”

Atualmente, Gilson Peranzzetta e Ivan Lins fazem a turnê Cumplicidade para divulgar o disco homônimo, com 12 faixas, lançado pela dupla.

IVAN LINS, GILSON PERANZZETTA E CÉLIO BALONA

Quarta-feira (3), às 20h. CCBB. Praça da Liberdade, 450, Funcionários. Participação de Kiko Mitre. Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada). Informações: (31) 3431-9400.

MAIS SOBRE MUSICA