Filarmônica presta homenagens a Santoro, Roussel e Dvorák

Violoncelista basco Asier Polo será o convidado das apresentações nesta quinta-feira (14) e sexta-feira (15), na Sala Minas Gerais

por Mariana Peixoto 13/03/2019 08:20
NOAH SHAYE/DIVULGAÇÃO
(foto: NOAH SHAYE/DIVULGAÇÃO)



É uma peça dificílima, mas é também um trabalho que acompanha os violoncelistas por toda a vida. O resultado é tão bonito e há sempre muito respeito em relação à obra. Ela é como uma invenção do futuro”

. Asier Polo, violoncelista basco, que retorna a BH e interpretará Concerto para violoncelo em si menor, op. 104, de  Dvorák


Três compositores estão em destaque nos concertos que a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais apresenta nesta quinta (14) e sexta-feira (15) na Sala Minas Gerais: o brasileiro Claudio Santoro (1919-1989), o francês Albert Roussel (1869-1937) e o tcheco Antonín Dvorák (1841-1904). Os dois primeiros estão sendo celebrados em 2019 por causa de duas efemérides – o centenário de Santoro e os 150 anos de nascimento de Roussel.

Dvorák é o autor que será interpretado pelo solista convidado, o violoncelista basco Asier Polo. Os concertos têm regência de Fabio Mechetti. Polo retorna a Belo Horizonte com a missão de interpretar uma das obras mais conhecidas para seu instrumento, o Concerto para violoncelo em si menor, op. 104.

“Para os violoncelistas, é como uma sinfonia, que mostra uma orquestra em sua plenitude. É ainda uma das mais famosas peças escritas para violoncelo”, comenta Polo. Composta por Dvorák entre 1894 e 1895, a obra é a última da temporada que o tcheco passou nos Estados Unidos. Ao retornar ao país natal, ele ficou muito abalado pela morte de sua cunhada, Joséphine Kounicova. Tanto que para homenagear a mulher que foi seu primeiro amor, alterou a partitura, acrescentando uma citação de um de seus Cantos, op. 82, o preferido da cunhada.

“Temos que destacar a grande capacidade que Dvorák tinha de fazer melodias. É uma peça dificílima, mas é também um trabalho que acompanha os violoncelistas por toda a vida. O resultado é tão bonito e há sempre muito respeito em relação à obra. Ela é como uma invenção do futuro”, afirma Polo.

O solista já é um velho conhecido da Filarmônica. Depois de participar de um concerto regido por Mechetti na Espanha, o regente e diretor artístico convidou o instrumentista para tocar com a orquestra mineira. Polo esteve pela primeira vez em BH nos primórdios da Filarmônica. “Era uma orquestra muito nova e me surpreendeu como os músicos estavam preparados e entusiasmados. Criamos um vínculo e, mesmo já tendo tocado com outras orquestras brasileiras, há um trato especial com a Filarmônica”, continua ele, que retornou a BH para outros concertos com a formação mineira.

PALESTRA

As duas apresentações desta semana serão abertas com Brasiliana, peça composta em 1954 por Santoro. Na época, o autor e regente amazonense vivia em São Paulo. A peça segue o modelo barroco dos três movimentos – Allegro/Adagio/Allegro. Sua estreia ocorreu em 1958, com a Orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, sob regência do próprio Santoro.

Na sequência será executada Baco e Ariadne, op: 43: Suíte nº 2, de Roussel. O discípulo de Claude Debussy (1862-1918) compôs a obra em 1930 – sua estreia ocorreu um ano mais tarde na Ópera de Paris. Antes das apresentações, a partir das 19h30, haverá uma edição da série Concertos comentados. Elise Pittenger, que foi principal assistente de violoncelos da Filarmônica e é professora da UFMG, fará a palestra.

ORQUESTRA FILARMÔNICA DE MINAS GERAIS


Concerto com regência de Fabio Mechetti e o violoncelista Asier Polo. Quinta (14) e sexta (15), às 20h30, na Sala Minas Gerais, Rua Tenente Brito Melo, 1.090, Barro Preto. Ingressos: R$ 46 a R$ 140 (valores de entrada inteira). Informações: (31) 3219-9000 ou www.filarmonica.art.br


['__class__', '__cmp__', '__contains__', '__delattr__', '__delitem__', '__dict__', '__doc__', '__eq__', '__format__', '__ge__', '__getattribute__', '__getitem__', '__gt__', '__hash__', '__init__', '__iter__', '__le__', '__len__', '__lt__', '__module__', '__ne__', '__new__', '__reduce__', '__reduce_ex__', '__repr__', '__setattr__', '__setitem__', '__sizeof__', '__str__', '__subclasshook__', '__weakref__', 'clear', 'copy', 'fromkeys', 'get', 'has_key', 'items', 'iteritems', 'iterkeys', 'itervalues', 'keys', 'pop', 'popitem', 'request', 'setdefault', 'update', 'values', 'viewitems', 'viewkeys', 'viewvalues']

MAIS SOBRE MUSICA