Festival I Love Jazz movimenta a Praça do Papa no fim de semana

O repertório das bandas terá hits de Ella Fitzgerald, Frank Sinatra, Louis Armstrong, Kid Ory, Paul Barbarin e W. C. Handy, entre outros craques do jazz

por Márcia Maria Cruz 23/11/2018 08:21

 

Wander Faria/divulgação
(foto: Wander Faria/divulgação)

A programação do Festival I Love Jazz contará com o acordeonista Célio Balona e a Banda Fizz Jazz, no sábado. A noite será encerrada pela Happy Feet. No domingo (25), a uruguaia María Noel Taranto, o norte-americano Mark Lambert e o Quinteto Radio Swing serão as atrações internacionais. Também vai subir ao palco a banda paulista Jazz Band Ball.


“Estamos muito felizes em completar 10 anos de festival. Não é fácil manter um evento assim, principalmente com a crise que atingiu o Brasil nos últimos anos”, diz o curador Marcelo Costa.

O repertório das bandas terá hits de Ella Fitzgerald, Frank Sinatra, Louis Armstrong, Kid Ory, Paul Barbarin e W. C. Handy, entre outros craques do jazz.

Com apresentação prevista para domingo (25), a Jazz Band Ball promete sucessos dos anos 1920 a 1950 – traditional jazz, dixieland, swing, blues e spirituals.

“Os jovens vêm descobrindo que muitos estilos derivam do jazz de raiz, o traditional jazz. Podemos citar os mais populares: rock and roll, rhythm and blues, gospel, soul music e funk. Na música clássica, há experiências de grandes compositores, como Stravinsky, Ravel, Debussy e Gershwin. Na música brasileira, isso se dá principalmente no chorinho”, comenta José Carlos de Araújo, contrabaixista da Jazz Band Ball.

 

A cantora uruguaia María Noel Taranto vai interpretar canções das décadas de 1920 a 1940. Ela promete surpresas, mas adianta alguns clássicos: Body and soul, Lady be good, It don’t mean a thing e Georgia on my mind. Terá como convidado o uruguaio Emiliano Garcia, que vive em Belo Horizonte. “Tenho linda conexão com a cidade. Apresentaremos um repertório muito trabalhado”, diz.

Em 2014, a uruguaia foi uma das atrações do I Love Jazz. Os bailarinos de lindy hop estão entre as lembranças que a encantaram. “Sentimo-nos felizes quando vemos as pessoas dançarem. O cantor não pode querer mais do que as pessoas felizes enquanto ele se apresenta. Na minha última vez em Belo Horizonte, via as pessoas bailando na pista. É uma grande recordação”, conclui. 



FESTIVAL I LOVE JAZZ 10 ANOS

•Praça do Papa, Bairro Mangabeiras.


Entrada franca


 Sábado (24)

» 16h30 – Aula de lindy hop com BeHoppers
» 17h30 – Célio Balona
» 19h – Banda Fizz Jazz
» 20h30 – Happy Feet Jazz Band

Domingo (25)

» 17h30 – Jazz Band Ball
» 19h – María Noel Taranto
» 20h30 – Mark Lambert e Quinteto
Radio Swing

MAIS SOBRE MUSICA