Maná recebe Grammy Latino de 'Personalidade do Ano'

Cerimônia foi em Las Vegas com muita música e estrelas, na véspera da entrega dos gramofones dourados nesta quinta-feira

por AFP 15/11/2018 14:57

AFP
(foto: AFP)

A banda mexicana Maná recebeu o Grammy Latino de "Personalidade do Ano" em uma cerimônia em Las Vegas com muita música e estrelas, na véspera da entrega dos gramofones dourados nesta quinta-feira.

A Academia Latina da Gravação homenageou com cerca de 20 artistas a trajetória do lendário grupo, autor de sucessos como "Amor clandestino", "Oye mi amor", "Labios compartidos", "Vivir sin aire" e "Mi verdad", entre muitos outros. "Lembramos do nosso início, em uma van, todos lá, às vezes dormíamos lá com amplificadores, guitarras, tudo. E agora você diz 'Bom, 'Person of the year, Personalidade do ano', não foi ruim", disse o vocalista Fher Olvera no tapete vermelho.

A banda icônica de pop-rock surgiu em Guadalajara em 1987, formada por Olvera, pelo baterista Alex González, pelo guitarrista Sergio Vallín e pelo baixista Juan Calleros, e desde então fez história.

Maná, um dos conjuntos musicais latinos de maior sucesso de todos os tempos, obteve 256 discos de platina e 133 de ouro, assim como mais de 48 hits número 1 em nível mundial, quatro Grammys e seis Grammys Latinos.

"É uma banda icônica com profunda consciência social e ambiental, que criou composições cativantes e vibrantes durante mais de três décadas", disse Gabriel Abaroa Jr., presidente da Academia, ao anunciar o prêmio em setembro.

"Fusionando principalmente sons do funk, reggae, ska, bolero e uma série de ritmos latinos misturados com o rock mais puro, Maná criou verdadeiros hinos musicais", acrescentou.

A Academia disse que esta é a primeira vez que uma banda recebe o reconhecimento "Personalidade do Ano", que já foi concedido a Alejandro Sanz, Marc Anthony, Miguel Bosé, Roberto Carlos, Plácido Domingo, Gloria Estefan, Vicente Fernández, Juan Gabriel, Gilberto Gil, Juan Luis Guerra, Julio Iglesias, Ricky Martin, Carlos Santana, Joan Manuel Serrat, Shakira e Caetano Veloso, entre outros.

MAIS SOBRE MUSICA