Site de música dos Estados Unidos destaca importância de disco Clube da esquina e cita reportagem do Estado de Minas

Pitchfork fez uma análise do álbum duplo de Milton Nascimento e Lô Borges

por Estado de Minas 02/09/2018 14:07

Túlio Santo/D.A.Press/E.M
Tonho e Cacau foram lembrados pelo site Pitchfork (foto: Túlio Santo/D.A.Press/E.M)
Um dos sites mais influentes de música contemporânea, o Pitchfork, dos Estados Unidos, trouxe como destaque neste domingo (2), um dos discos mais importantes da MPB, Clube da esquina, lançado pela gravadora Odeon, em 1972. O álbum duplo de Milton Nascimento e Lô Borges ganhou uma análise profunda do jornalista norte-americano Andy Beat

 

Cafi/Divulgação
Capa se tornou uma imagem icônica (foto: Cafi/Divulgação)
O texto começa contando a história da icônica capa que traz os então garotos Cacau e Tonho fotografados numa estrada de terra em Nova Friburgo, região serrana do Rio, e cita, inclusive, a descoberta dos meninos pela reportagem do jornal Estado de Minas, em 2012, da repórter Ana Clara Brant e do fotógrafo Túlio Santos. Durante quarenta anos, muita gente achava que a imagem do fotógrafo Cafi trazia Milton e Lô.

 

O crítico ressalta a qualidade musical do disco - que considera um dos mais ambiciosos da história da música brasileira - e lembra o contexto em que ele surgiu, em plena ditadura militar. "A música de Milton Nascimento vai do terreno ao angelical; e pode ser ao mesmo tempo misteriosa e franca/direta; assombrosa e sublime", escreveu Andy que também descreve a trajetória musical de Bituca.

No fim da análise, o jornalista afirma que Milton, amigos e Cacau e Tonho se tornaram o rosto do Brasil.

 

Admiradores pelo mundo

Não é de hoje que os artistas do Clube da esquina ganharam entusiastas pelo mundo. Em maio, Alex Turner, do Arctic Monkeys, elogiou Lô Borges e o 'Disco do Tênis'. O músico inglês listou a canção 'Aos Barões' como uma das influências do novo álbum da banda, 'Tranquility Base Hotel & Casino', lançado no primeiro semestre.

 

None
Recentemente, o cantor, compositor, escritor e produtor norte-americano Sean Lennon, filho de John Lennon e de Yoko Ono, compartilhou a foto da capa do disco Clube da esquina em suas redes sociais com a seguinte legenda: Today has me feeling like...@miltonbitucanascimento (Hoje eu tenho me sentindo como ... @miltonbitucanascimento)

 

MAIS SOBRE MUSICA