Festivais Sarará e Sensacional realizam edição conjunta neste sábado em BH

Shows serão na Esplanada do Mineirão, com artistas locais e também de renome nacional, como Tom Zé e Criolo, revezando-se em três palcos

por Ana Clara Brant 18/08/2018 10:30
MARCELO CAMELO/DIVULGAÇÃO
Mallu Magalhães recebe Maria Gadú e Marcelo Camelo em seu show, no qual apresenta o repertório do mais recente disco e os maiores sucessos de sua carreira (foto: MARCELO CAMELO/DIVULGAÇÃO)
Pela primeira vez, dois festivais que fazem parte da agenda cultural de Belo Horizonte resolveram unir as forças. O Sarará e o Sensacional serão realizados neste sábado (18), na Esplanada do Mineirão, a partir das 14h. Três palcos receberão aproximadamente 20 atrações, como Tom Zé, Criolo, Graveola, Nação Zumbi, Johnny Hooker, Gloria Groove, Maíra Baldaia, Dolores 602, Biltre, Muntchako e DeSkaReggae Sound System.

“Temos trajetórias parecidas, o mesmo patrocinador e muitos dos artistas constavam no line up dos dois eventos. Em vez de sermos concorrentes, decidimos potencializar as nossas forças. E o evento acabou tomando proporções bem maiores. Isso é bacana”, afirma Bell Magalhães, sócia idealizadora do Sarará. A expectativa dela é receber 30 mil hoje no festival conjunto.

Encontros musicais também estão no Sarará + Sensacional. O rapper Emicida, por exemplo, estará acompanhado da cantora e compositora Drik Barbosa; a banda Lagum recebe a dupla Hot & Oreia, e Mallu Magalhães divide os vocais com Maria Gadú e Marcelo Camelo. “Vai ser uma tarde e tanto. E vou contar com dois convidados ilustres. O repertório é do Vem (o mais recente disco da cantora e compositora) e as canções mais marcantes dos outros discos, como Velha e louca e Sambinha bom. É muito bom dividir o palco com o Marcelo. Não tenho medo de nada quando ele está lá, e rimos muito juntos”, diz Mallu, que é casada com Camelo.

Atualmente radicada em Lisboa, Mallu tem vindo com frequência ao Brasil. Quando está por aqui, aproveita para fazer o máximo de shows possível. “A gente administra essa vontade com as circunstâncias logísticas, datas e as demandas pessoais e da minha família também. Lisboa tem sido muito boa para descansar e também para trabalhar. Sou muito grata a como me receberam e aproveito muito a cidade”, afirma.

Natural de São Paulo, a cantora de 25 anos que ficou famosa aos 15 cantando músicas de sua autoria e regravações de outros artistas lembra que sempre foi itinerante e diz que gosta de mudar de lugar e “ser mudada”. “É curioso e construtivo que quando nos vemos em outros ambientes e situações vêm à tona características que nem sabíamos que tínhamos”, diz. Mallu Magalhães está preparando um novo disco e pretende também retomar os estudos. Ela diz que a experiência de viver fora intensificou sua relação com a terra natal. “Meu gosto e amor pela música brasileira e pelo nosso país só cresce, na verdade. Essa questão de levar a vida viajando me vez ver como sou brasileira.”

ARTISTAS MINEIROS Tanto o Sarará como o Sensacional têm o costume de buscar valorizar a cena local e hoje não será diferente. Entre as atrações mineiras estão a banda Lagum e os MCs Hot & Oreia, Graveola, Maíra Baldaia, destaque na nova safra de cantautoras, além das bandas Dolores 602, Daparte e Pequena Morte, que é uma das idealizadoras do Sensacional. “Sou baixista da banda e sócio da Híbrido, produtora do festival. Sempre caminhamos juntos”, diz Gabriel Assad.

O músico ressalta que a ideia de reunir as duas festas foi no intuito de oferecer algo melhor e maior para o público, mas sem perder a essência que moldou os dois festivais. “Além dessa questão dos artistas locais, que sempre foi uma prioridade tanto do Sensacional como do Sarará, no nosso caso a gente sempre tentou trazer artistas e bandas também de fora do Brasil que tivessem propostas bem interessantes, mas não necessariamente fossem conhecidos do grande público. O Sarará centrou mais nas atrações brasileiras. O importante é que são eventos que nunca se esqueceram do principal: música de qualidade”, afirma Gabriel.

No show desta tarde, o grupo que conta também com Raul Gustavo (vocal, guitarra), Tamás Bodolay (bateria), Gustavo Dialva (guitarra, vocais) Jonatha Max (trombone) e acaba de ganhar duas novas integrantes, Chaya Vazquez (percussão) e Isabela Leite (percussão), deve fazer um apanhado da carreira e mostrar novidades trazidas com a incorporação de Chaya e Isabela. “A banda está atravessando um momento diferente, já que agora contamos com as duas. É um processo de reconstrução do Pequena Morte. Vamos mostrar as canções que fizeram parte da nossa história, mas através de releituras.” O mais recente trabalho em estúdio, o disco Jabuticaba (2016), também estará no set list. O grupo se prepara para gravar em breve um novo álbum, que deve ser lançado no ano que vem. “A ideia e justamente essa: apresentar o novo.”

INCLUSÃO

Desde o Carnaval, a produtora do Sarará, A Macaco Indústria Criativa, vem promovendo ações inclusivas em seus eventos. A tradição será mantida no encontro dos Festivais Sarará e Sensacional nesta edição 2018. Foram selecionados transsexuais, pessoas com síndrome de Down e idosos para trabalhar no evento. “Todos eles passaram por cursos técnicos. A ideia é promover um festival inclusivo e dar oportunidade para as pessoas que geralmente não conseguem um espaço no mercado de trabalho. Além de mostrar que elas são capazes de desempenhar qualquer atividade”, afirma Bell Magalhães, sócia idealizadora do Sarará.

Festival Sarará Sensacional
Sábado (18), a partir das 14h, na Esplanada do Mineirão (Av. Presidente Carlos Luz, São Luiz).
Ingressos: R$ 25 (inteira) e R$ 12,50 (meia).
Informações: www.sararasensacional.com.br/.
Vendas:
www.sympla.com.br/festivalsararasensacional, Benfeitoria
(R. Sapucaí, 153, Floresta), Burger Lab (Av. Bandeirantes, 1.299, Mangabeiras) e Lojas Farm Boulevard Shopping, BH Shopping e Pátio Savassi. Classificação: 16 anos.

MAIS SOBRE MUSICA