Beyoncé e Jay-Z lançam álbum-surpresa; assista ao clipe de 'Apeshit'

Lançamento do disco 'Everything is love' ocorreu no fim de semana. Músicas só estão disponíveis na plataforma Tidal

Ana Luísa Santos* 16/06/2018 22:06

Beyoncé e Jay- Z lançaram um álbum surpresa neste sábado (16). O disco se chama Everything is love. Esta é a primeira vez que o casal lança um trabalho em parceria. Antes, entretanto, ambos haviam colaborado em diversas faixas de seus trabalhos solo como 03 Bonnie and Clyde, Drunk in Love e Family Feud.

Esta não foi a primeira vez que a cantora lançou um álbum completo sem avisar aos fãs. Ela fez o mesmo com o elogiado Lemonade e com Beyoncé. Everything is love só está disponível na plataforma de streaming Tidal, do próprio Jay-Z.

Eles também gravaram um clipe - da música Apeshit - em frente à Monalisa, de Leonardo da Vinci, no Museu do Louvre, em Paris. Everything is Love tem 9 faixas.

 

Casados há 10 anos, Beyoncé e Jay-Z estão rodando a Europa com o show da turnê conjunta On The run II e uma das formas de promoção do espetáculo está em um livro disponibilizado para os fãs que forem até a apresentação.

 

Nas páginas, o casal compartilha fotos íntimas da vida cotidiana - uma virada e tanto, depois que passaram por uma reconciliação e a renovação dos votos. 

 

O álbum traz detalhes da vida privada do casal, algo que começou a ser explorado em trabalhos anteriores - em Lemonade Beyoncé revelou uma traição de Jay-Z, que mais tarde pediu desculpas em seu próprio 4:44.

 

A relação deles parece estar melhor, como sugere o nome do disco. Logo em seus primeiros versos, Beyoncé convida o marido: "Vamos fazer amor no verão". 

 

Youtube/Reprodução
Imagem do clipe de 'Apeshit' (foto: Youtube/Reprodução)
Na última faixa, Lovehappy, eles admitem as dores passadas, mas valorizam seus esforços para superar as dificuldades. "Temos defeitos/ Mas ainda somos perfeitos um para o outro", canta Beyoncé. 

 

Como dois dos maiores nomes negros da cultura pop americana, Beyoncé e Jay-Z desempenham um importante papel político nos Estados Unidos - das campanhas presidenciais de Barack Obama ao movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam). 

 

Everything is Love oferece uma homenagem à identidade afro-americana em Black Effect, que começa, à la Beyoncé, com um monólogo sobre amor próprio, antes de endurecer o tom. 

 

Na música, Jay-Z fala de Trayvon Martin, o afro-americano de 17 anos morto em 2012 por um guarda de bairro em um condomínio fechado na Flórida.

 

Em outra música, Jay-Z parece confirmar relatos de que ele negou o convite da NFL, a liga de futebol americano, para se apresentar no Super Bowl - o evento mais assistido da televisão americana - deste ano. O show acabou ficando a cargo de Justin Timberlake

 

Jay-Z é um defensor ativo de Colin Kaepernick, o quarterback agora desempregado, cujo protesto de joelhos contra a injustiça racial durante o hino nacional provocou críticas furiosas do presidente Donald Trump.

 

"Eu disse não ao Super Bowl/ Vocês precisam de mim, eu não preciso de vocês", canta Jay-Z. "Todas as noites na endzone/ Diga à NFL que estamos nos estádios também", afirma, referindo-se à dinâmica comum no futebol americano, em que os times com dirigentes majoritariamente brancos têm a maioria dos jogadores negros.  

MAIS SOBRE MUSICA