Centenário de nascimento de Ella Fitzgerald ganha tributo no Secs Palladium

Leila Pinheiro, Ellen Oléria e Daniel Boaventura passeiam pela obra da cantora estadunidense e apresentam clássicos acompanhados da Big Band eOrquestra de Câmara do Sesc

por Márcia Maria Cruz 20/10/2017 11:22
Montagem EM
Leila Pinheiro, Ellen Oléria e Daniel Boaventura prestam homenagem a Ella Fitzgerald (foto: Montagem EM)
Em 25 de abril de 1917 em Newport News, no estado da Virgínia nos Estados Unidos, nascia Ella Fitzgerald, a Primeira dama da canção. A menina, que experimentou infância problemática depois que os pais se separaram, se tornou uma das vozes mais marcantes e importantes do século 20. O centenário de nascimento da cantora será lembrado em homenagem prestada por grandes intérpretes brasileiros. Leila Pinheiro, Ellen Oléria e Daniel Boaventura se apresentam com a Big Band, composta por 17 músicos, e com a Orquestra de Câmara do Sesc hoje (20/10) no Teatro do Sesc Palladium. 

Sob a direção de Rodrigo Rios, o tributo passeio pelos sucessos de Ella, que se consolidou como a rainha do jazz nos anos de 1950. Fitzgerald produziu gravações com artistas como Louis Armstrong (1901-1971) e Count Basie (1904-1984). Ella também fez apresentações memoráveis ao lado de Frank Sinatra (1915-1998). 

Internet/Reprodução
Primeira dama da canção estadunidense, Ella consolidou carreira nas décadas de 1950 e 1960 (foto: Internet/Reprodução)
Com carreiras e trajetórias distintas, os três intérpretes se encontram para apresentar canções clássicas como Summertime, A-tisket a-tasket, Cheek to cheek, I Love you, All of me, Fly me to the moon e The Lady is a Tramp. “Como intérprete minha referência é brasileira, mas passeio por lá desde sempre”, diz. Leila destaca a importância de Ella para a música mundial. “Ella é uma deusa em quem nos inspiramos. O show é uma homenagem a ela para celebrar a carreira dessa artista tão digna. Ela é a síntese. Interpreta com conhecimento musical”, afirma. 

Ela destaca o fato de estarem no palco com a Big Band e a Orquestra de Câmara do Sesc. É a segunda vez que Leila se encontra com a Big Band com que se apresentou no Natal no Palácio das Artes. Leila ainda destaca a camerata de cordas e metais, conduzida na bateria pelo Rodrigo Rios. 

Os intérpretes se apresentam separados e fazem duo em algumas canções. Daniel adianta que apresentará Cheek to cheek com Leila Pinheiro e There's a Boat Dat's Leavin' Soon for New York com Ellen Oléria. Com carreira iniciada em 1993 em musicais, Daniel, que também é ator, revela ter recebido mais influências das cantoras de jazz americana do que dos cantores. Entre, elas Ella Fitzgerald é a grande inspiração. “Quando recebi o convite busquei espaço na agenda pela grandeza de Ella e também porque gosto muito de Belo Horizonte. É muito bom participar de show em homenagem a e cantora que me influenciou tanto e numa cidade maravilhosa”, afirma.

Daniel destaca a oportunidade de se apresentar acompanhado da Big Band e da Orquestra de Câmara do Sesc. “São músicos excepcionais que ainda não conhecia. Estou muito feliz de estar aqui em Belo Horizonte pelas belezas naturais, o jeito do mineiro e a gastronomia”, conclui.


HOMENAGEM AOS 100 ANOS DE ELLA FITZGERALD
Ellen Oléria, Daniel Boaventura e Leila Pinheiro. Hoje (20/10) às 21h. Grande Teatro do Sesc Palladium. Rua Rio de Janeiro, 1046 – Centro. Ingressos: R$40 (meia) e R$80 (inteira). Informações: (31) 3270-8100

MAIS SOBRE MUSICA