Joelma dá adeus à sofrência em novo trabalho, 'Avante'

Ex-Calypso anuncia novo relacionamento e diz que deve se mudar do Recife para São Paulo

por Diário de Pernambuco 16/05/2017 09:32
Universal Music/Divulgação
(foto: Universal Music/Divulgação)
Criadora de um estilo próprio de dançar e conhecida por figurinos exuberantes, a cantora, coreógrafa e dançarina Joelma mantém a herança do estilo Calypso, mas permite se renovar no recém-lançado CD e DVD Avante - Ao vivo em São Paulo (Universal Music Brasil). O repertório é dançante, explora coreografias bem demarcadas e as letras falam de superação e recomeço.
 
Desde que tomou as rédeas da carreira, há pouco mais de um ano, Joelma tem trabalhado para deixar no passado o fim do casamento de 18 anos com Ximbinha e a dissolução da banda Calypso. Para marcar a nova fase, até assume um possível relacionamento, mas sem entrar em detalhes. "Estou conhecendo uma pessoa e a gente é muito amigo. Quero ir com calma. Não estou com pressa", disse.

Aos 42 anos, a artista garante que continua levantando a bandeira do Pará, mas incrementa a sonoridade com elementos da música eletrônica. "Sempre lutei e representei a cultura do meu estado. Misturo essas referências com ritmos internacionais, sem deixar de lado a minha essência. Escolhi músicas alto astral, que falam de alegria, de viver a vida feliz e completa. Chega de sofrência", brada Joelma.
 
O primeiro single lançado, Voando pro Pará, exalta pontos turísticos de Belém (Ver-o-Peso, Mangal das Garças, Estação das Docas), cita comidas típicas como tacacá, açaí e pupunha. Na faixa Menina do requebrado, ela apresenta o que é o carimbó e dança com a vestimenta tradicional (saias longas e rodadas).

O projeto foi gravado em São Paulo, em novembro do ano passado, e contou com participações de Ivete Sangalo (Amor novo) e Solange Almeia (Mulher não chora). "Gosto de gravar com pessoas com quem tenho amizade e afinidade, para ficar algo natural no palco. Com elas já tinha isso e ficou lindo", comemora. Joelma mostra versatilidade nas músicas cantadas em espanhol, Te quiero e P'alante. Ambas representam a fusão do calypso com ritmos latinos. Com forte ligação com a religiosidade, Joelma incluiu no álbum uma música de adoração, O amor de Deus, na qual canta ao lado dos filhos Yago Mendes, Yasmin Mendes e Natália Sarraf.

No passado, ela foi chamada de "Shakira brasileira". Hoje, veem semelhanças com Beyoncé, mas a artista não se importa. "Eles comparam muito, mas acho que é por causa da dança, pois o estilo musical é completamente diferente. Tenho minha identidade própria", crava. O público LGBT abraça o trabalho da artista desde a banda Calypso, algo percebido por Joelma. "Sempre senti essa admiração por parte deles. E aprendo muito. Eles me dão toques e pitacos sobre roupa, cabelo e maquiagem. É muito legal essa troca".

Desde 2015, em meio ao conturbado processo de separação, Joelma se estabeleceu no Recife com a família, mas planeja se mudar. “Recife é um lugar que amo de paixão, mas talvez me mude para São Paulo, onde morei por 10 anos, por causa dos compromissos e viagens", finaliza a cantora.

Avante - Ao vivo em São Paulo (Universal Music Brasil)
Preço: R$ 21,90 (CD) e R$ 29,90 (DVD)
 
Veja clipe de Joelma com Ivete Sangalo
 

['__class__', '__cmp__', '__contains__', '__delattr__', '__delitem__', '__dict__', '__doc__', '__eq__', '__format__', '__ge__', '__getattribute__', '__getitem__', '__gt__', '__hash__', '__init__', '__iter__', '__le__', '__len__', '__lt__', '__module__', '__ne__', '__new__', '__reduce__', '__reduce_ex__', '__repr__', '__setattr__', '__setitem__', '__sizeof__', '__str__', '__subclasshook__', '__weakref__', 'clear', 'copy', 'fromkeys', 'get', 'has_key', 'items', 'iteritems', 'iterkeys', 'itervalues', 'keys', 'pop', 'popitem', 'request', 'setdefault', 'update', 'values', 'viewitems', 'viewkeys', 'viewvalues']

MAIS SOBRE MUSICA