DJ britânico Paul Oakenfold anima festa eletrônica aos pés do Everest

Rave realizada a 5.380 metros de altitude busca conscientizar sobre mudanças climáticas e arrecadar fundos para ONGs dedicadas à causa

por AFP - Agence France-Presse 12/04/2017 08:00
Anton Nelson/AFP
Frio glacial não impediu a animação dos alpinistas (foto: Anton Nelson/AFP)
Na última terça-feira, 11, centenas de alpinistas desafiaram o frio glacial e a falta de oxigênio para dançar ao ritmo de música eletrônica na “festa mais alta da Terra”, realizada no acampamento-base do Everest. O DJ britânico Paul Oakenfold fez um show a 5.380 metros de altitude, aos pés da montanha conhecida como “o teto do mundo”. O objetivo da “rave” é conscientizar sobre as mudanças climáticas e arrecadar fundos para ONGs dedicadas à causa.

Sob uma tenda decorada com as tradicionais bandeirinhas coloridas do Tibete, o músico se apresentou diante de um grupo de alpinistas. Sem dúvida, um público muito diferente das festas que ele comanda em Ibiza, point espanhol da música eletrônica.

“Está bem legal. Há muitos anos venho ao acampamento- base, mas nunca vi algo assim”, disse o americano Ben Jones, funcionário de uma empresa de alpinismo. Ranzen Jha, DJ nepalês que se apresentou depois de Paul Oakenfold, comemorou: “A mensagem se propagou e muita gente veio”.

Os DJs precisaram caminhar 10 dias para chegar ao palco. Integrantes da etnia sherpa, com seus iaques, transportaram os equipamentos até o acampamento-base. Antes de se instalar por lá, os artistas tiveram de fazer viagens de ida e volta entre os acampamentos por várias semanas para que o organismo se acostumasse à altitude.

MAIS SOBRE MÚSICA