Dois meses depois, Bob Dylan agradece o Prêmio Nobel

Músico, que resolveu não receber a homenagem em Estocolmo, enviou discurso em agradecimento

por AFP - Agence France-Presse 05/12/2016 11:44
Kevin Winter/ AFP
Aos 75 anos, Bob Dylan é o primeiro compositor a obter o prestigioso prêmio (foto: Kevin Winter/ AFP)

Bob Dylan enviou um discurso de agradecimento quase dois meses após ter sido declarado vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, que ele decidiu não receber em Estocolmo, informou nesta segunda-feira a Fundação Nobel.

"O Nobel de Literatura deste ano, Bob Dylan, não vai participar na semana Nobel, mas ele escreveu um discurso que será lido no banquete", indicou a Fundação em um comunicado. Esta contribuição, algumas palavras que serão lidas no final do banquete de 10 de dezembro, não dispensa um discurso de aceitação, tradicionalmente mais longo.


Desde que a Academia Sueca concedeu o prêmio, Bob Dylan tem provado ser um laureado diferente. No dia do prêmio, 13 de outubro, fez um show em Las Vegas, sem mencionar o prêmio. No final de outubro, perguntado sobre sua participação na cerimônia de premiação e no banquete, Dylan afirmou ao Daily Telegraph: "Absolutamente. Desde que seja possível".

 Mas em 16 de novembro, em uma carta para a Academia Sueca, ele mudou de ideia, apontando "outros compromissos". Durante a cerimônia de premiação, a americana Patti Smith, admiradora de Bob Dylan, vai interpretar uma de suas canções, "A Hard Rain's A-Gonna Fall". De acordo com a Academia Sueca, há uma "boa chance de que o vencedor venha a Estocolmo no próximo ano", no que será a oportunidade de fazer seu discurso de aceitação.

Aos 75 anos, Bob Dylan é o primeiro compositor a obter o prestigioso prêmio, uma decisão que surpreendeu os meios culturais que apostavam em uma escolha mais convencional.

MAIS SOBRE MÚSICA