Relembre momentos da carreira de Michael Jackson, que estaria completando 58 anos

O Rei do Pop morreu em 25 de junho após uma parada cardíaca

por Correio Braziliense Estado de Minas 29/08/2016 16:02

AFP/Carl de Souza
Cantor agora dá nome a prêmio entregue no Video Music Awards. (foto: AFP/Carl de Souza)
O Rei do Pop, Michael Jackson completaria 58 anos nesta segunda-feira, 29/08. A versatilidade e o talento do artista que foi cantor, compositor, dançarino, produtor e muito mais, garantiu uma legião de fãs por todo o mundo. Hoje, sete anos após o fatídico 25 de junho em que Michael Jackson sofreu uma parada cardíaca e não resistiu, o legado artístico permanece. Relembre alguns momentos marcantes da carreira do artista.

O começo
Michael começou na música com o quinteto que formava ao lado dos irmãos, o Jackson 5, que mais tarde se tornou The Jacksons. Junto do grupo, ele emplacou canções como I want you back, I'll be there, Can you feel it? e Enjoy yourself.

 

1982: O ano do Thriller
Lançado em 1982, o álbum Thriller é até hoje um dos mais vendidos da história. O disco bateu 30 milhões de cópias vendidas nos Estados Unidos em dezembro de 2015 e, segundo estimativas, já foi comprado mais de 100 milhões de vezes no mundo todo. A música que dá nome ao álbum rendeu um clipe que, inspirado em filmes de terror, trouxe à tona a febre dos zumbis e se tornou um marco da música pop.


O rebolado e a extravagância
As roupas de Michael Jackson sempre foram um marco da carreira. Ele usava modelos que iam do preto e branco casual às cores fortes e berrantes. Outra marca clássica do vestuário do cantor era a luva que ele usava na mão direita.

Como artista completo, Michael cantava e dançava sempre que subia aos palcos e imortalizou alguns passos de dança como o Robot e The lean. Mas foi o Moonwalk que ficou mais conhecido e é reproduzido sempre por sósias e pessoas que o imitam.

 

No Brasil

Durante a década de 1990, Michael se manteve nas paradas de sucesso com hits como Black or white e You are not alone.

 

Em 1996, esteve no Brasil para a gravação do clipe They don't care about us, com participação da banda Olodum. As filmagens aconteceram no Pelourinho, em Salvador, e na Favela Dona Marta, na cidade do Rio de Janeiro. Uma estátua do astro foi erguida na comunidade um ano após sua morte, tamanha a comoção gerada por sua visita no local há 20 anos.

 

Prêmios
O cantor, que venceu 19 Grammys, hoje dá nome a um prêmio também. Na noite de ontem, a cantora Rihanna recebeu no VMA 2016 o Prêmio Michael Jackson de vídeo de vanguarda. Batizado com o nome do cantor, o prêmio reconhece o impacto e as contribuições de um artista para a música, a moda, o cinema e a cultura pop. Além de Rihanna, Madonna, Kanye West e Beyoncé receberam o mesmo.

MAIS SOBRE MÚSICA