Downloads de 'Garota de Ipanema' aumentam em 1200% depois da abertura dos Jogos

Informação foi dada pelo aplicativo Spotify, onde a canção foi executada mais de 40 mil vezes desde a cerimônia da última sexta-feira

por Estado de Minas 09/08/2016 15:07
AFP/ FRANCK FIFE
Na cerimônia da última sexta-feira, Gisele encarnou a personagem da Garota de Ipanema, que pertenceu a Helô Pinheiro no passado (foto: AFP/ FRANCK FIFE)
''A Garota de Ipanema vai andar de novo'', com esse título, o jornal norte-americano The New York Times destacou como a clássico de Vinícius de Moraes e Tom Jobim voltou à moda graças à cerimônia de abertura da Olimpíada do Rio de Janeiro. Segundo o Spotify, os downloads da música no aplicativo aumentaram em 1.200% desde sexta-feira, quando a canção foi executado por Daniel Jobim, neto de Tom, no Maracanã, diante da audiência televisiva de todo o planeta, enquanto a top model Gisele Bundchen desfilava.

Ainda de acordo com a administração do Spotify, só no dia seguinte à abertura ‘Garota de Ipanema’ foi executada 40 mil vezes na plataforma e uma enormidade de novos covers da versão original foram adicionados ao catálogo. Vale lembrar que o hit, escrito e lançado em 1962 já ganhou uma série de versões em inglês nesse período.

Os Jogos Olímpicos têm movimentado musicalmente o aplicativo, que já disponibilizou uma playlist oficial sobre a cidade sede, incluindo, além de 'Garota de Ipanema', outros hits sobre o Rio e clássicos da MPB de artistas como Novos Baianos, Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Mutantes, Roberto Carlos e Zeca Pagodinho. Ontem, após a conquista da primeira medalha de ouro para o Brasil, pela judoca Rafaela Silva, o aplicativo criou uma playlist especial em homenagem à atleta. A lista, chamada 'Vai Rafaela', inclui várias canções que falam sobre superação e conquistas, de variados estilos musicais, com destaque para o rap nacional, confira: