Banda belo-horizontina DaPenha lança novo disco

'Da troça ao trampo' será divulgado no dia 18, com show em Mariana

por Daniel Seabra 15/06/2016 11:36
Nélio Nunes/Divulgação
Será o primeiro álbum do grupo (foto: Nélio Nunes/Divulgação)
Um som do cotidiano, do dia-a-dia. É o que promete a banda DaPenha, que lança 'Da troça ao trampo', seu primeiro disco, no dia 18. São tambores fortes, com guitarras distorcidas, mostrando um rock urbano, bem caracterizado pela rotina de trabalhadores, estudantes, pobres, gente simples, que levantam-se cedo, saem de casa de ônibus, em direção ao trabalho, e repetem tudo no dia seguinte.

“Eu vejo o disco como uma peça que foi feita com uma espécie de fragmentação muito própria do mundo contemporâneo. Hoje as pessoas relacionam temas, sons, ideias de uma forma que para muitos parece disforme, sem conexões diretas. Nosso primeiro disco ficou assim. Este é inclusive um dos motivos dele se chamar ‘Da troça ao trampo’”, explicou o vocalista da banda, Marcelo Marte.

Segundo ele, as músicas têm conexão entre elas, mas não da forma direta como se esperava. “É de um lado pra outro, de uma ideia pra outra em dois acordes, em três palavras. Claro que é um disco que tem nexo, ligação entre as músicas. Mas esta ligação é feita sob uma dinâmica de caleidoscópio. Um giro, e outra coisa está posta.”

A banda existe há seis anos, e no início tocava músicas do rock dos anos 70. “Mas tínhamos uma vontade louca de falar da gente mesmo e de fazer um som que fosse nosso”, frisou Marcelo, que tem como companheiros de banda Márcio Martins (guitarras e voz), Ronan Zarattini (baixo), Alexandre Santos (guitarra) e Dudu Correa (bateria). Por enquanto, o trabalho estará disponível para ser baixado no site www.dapenha.art.br. Mas eles esperam lançar o disco físico até meados de agosto.

‘Da troça ao trampo’, segundo eles, nada mais é do que o próprio nome quer dizer: da farra ao trabalho pesado, do sonho à realidade, do domingo à segunda. “Penso que esta proposta, esta dinâmica meio disforme, meio caleidoscópica, vem não só das influências musicais diferentes que nós cinco temos, como também a variação de idades e de trabalhos feitos na vida. Cinco caras sendo o mais velho com idade pra ser pai do mais novo. Nos encontramos não somente no som ou no uso das palavras pra fazer arte. Nos encontramos no prazer em usar as palavras e no prazer em fazer o som”,explicou Marte.

“É um pouco mais profundo, pois vai na essência e aí a música que se faz não se impõe limites ou regras. É um trabalho que dá muito prazer e ao mesmo tempo aquela vontade de fazer mais”, garantiu o vocalista. O lançamento do disco será em um show na cidade de Mariana, no próprio dia 18. “Estamos trabalhando há três anos nas nossas músicas. Somos operários, cada um em uma área diferente. Mas nos encontramos na música e nela tentamos mostrar um pouco do que a gente vive diariamente”, finaliza Marcelo Marte.

Serviço:
Show de lançamento do disco “Da troça ao trampo” da banda DaPenha
Bandas: DaPenha, Senhor Kalota e Treze Provisório
Data: 18 de junho, sábado, 22h
Bar Sagarana: Rua Cônego Amando, 286, Mariana
Entrada Franca

MAIS SOBRE MÚSICA