Ciclo do violão começa nesta quinta no Memorial Minas Gerais Vale

Shows acontecem em todas as quintas-feiras de abril. Guilherme Vincens é o primeiro a se apresentar

07/04/2016 17:25
Reprodução/Facebook
Guilherme Vicens é o primeiro a se apresentar (foto: Reprodução/Facebook)
Começa a ser apresentada nesta quinta-feira a série Ciclo de Violão, que traz talentos mineiros para apresentações intimistas no Memorial Minas Gerais Vale. O primeiro músico a tocar é Guilherme Vincens, premiado em 12 concursos internacionais de violão. O programa será apresentado em todas as quintas-feiras deste mês. Além de Vicens, Filipe Gonçalves, Aulus Rodrigues e Tabajara Belo prometem demonstrar ao público toda a versatilidade que o instrumento pode oferecer.

As apresentações duram cerca de uma hora. A sala Casa da Ópera, intimista e aconchegante, torna-se o ambiente ideal para a propagação do som do violão, tão enraizado na cultura brasileira.

Guilherme Vincens vem acumulando elogios da crítica internacional. O músico se apresentou em importantes salas de concerto no Brasil, Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Austrália, Nova Zelândia, México, Chile, Espanha, Portugal, Itália e Alemanha. O repertório inclui obras de Bach, Brower, Rodrigo, Villa-Lobos, Gismonti e Milton Nascimento, além de canções autorais.

A segunda apresentação do mês ficará por conta de Filipe Gonçalves, no dia 14. O músico é bacharel em violão pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). Gonçalves foi premiado no V Concurso de Violão do Conservatório Musical Villa Lobos e no XIV Concurso de Violão Musicalis, em São Paulo. O programa inclui várias obras espanholas, de Malats, Tárrega e Albeniz, além do paraguaio Barrios e dos brasileiros Tom Jobim e Sérgio Assad. Canções autorais também estão inclusas no repertório.

O terceiro concerto, no dia 21, será de Aulus Rodrigues, bacharel em violão pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O músico vem construindo uma sólida carreira, com prêmios em diversos concursos nacionais. Apresentou-se nas principais capitais brasileiras e em Portugal. No programa, traz obras de Bach, Villa-Lobos, Sérgio Assad, Brower, Almeida Prado e Barrios.

Quem encerra o ciclo é o músico Tabajara Belo, no dia 28. Dono de um estilo que abriga sólida formação erudita e grande fluência na música popular, Belo conquistou o prêmio de Melhor Instrumentista do BDMG Instrumental 2008 e foi violonista-destaque da revista Guitar International Magazine. Tabajara apresenta um repertório diversificado, com arranjos próprios para músicas de diversos compositores brasileiros, como Nelson Cavaquinho, Chico Buarque e Dorival Caymmi, além dos mineiros do Clube da Esquina, um jazz de Charlie Parker e composições próprias.

Ciclo de Violão no Memorial Vale

Data: 7, 14, 21 e 28/abril – quintas-feiras de abril
Horário: Sempre às 20h
Casa da Ópera – Memorial Minas Gerais Vale - Praça da Liberdade, 640, esquina com a Rua Gonçalves Dias
ENTRADA GRATUITA

MAIS SOBRE MÚSICA